John dewey

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
John Dewey



INTRODUÇÃO


Veremos a seguir a história de um grande filósofo do século XVIII chamado John Dewey, o qual questionava os métodos de ensino tradicionais de sua época.
Dewey passando por várias décadas e lugares vivenciados podendo presenciar vários acontecimentos históricos, desde guerras até a crise econômica e entre outros.
Pela sua vivencia pode observar cadaacontecimento, aos quais levavam Dewey a buscar novos métodos e conceitos para a justificação dos seus questionamentos.
Através da busca por novos conhecimentos pode contribuir com a educação e dando assim rumo a uma “nova escola”.






















1. QUEM FOI E EM QUE LUGAR VIVEU JOHN DEWEY

John Dewey nasceu em Burlington no dia 20 de outubro 1859, em uma pequena cidadeagrícola do norte americano de Vermont.
Seu período escolar teve uma educação não satisfatória e sem estímulos, mas foi compensado pela formação que recebeu em casa. Desde pequeno, via sua mãe confiar aos filhos pequenas tarefas para incentivar a responsabilidades.
Em 1879 graduou-se pela Universidade do Vermont e foi professor secundário por um período de um pouco mais de dois anos, neste momento desua vida que desenvolveu o interesse por Filosofia. Deixou em setembro de 1882 o ensino e retornou à Universidade
Johns Hopkins em Baltimore, na qual obteve seu doutorado em Arte e Filosofia.
Setembro de 1884 exerceu como professor de Filosofia na Universidade Michigan. Em 1887 publicou seu primeiro livro, Psychology, o qual sugeria a união entre o estudo científico da psicologia com afilosofia idealista alemã, este mesmo foi de grande importância para a carreira de Dewey.
Um ano após a publicação do seu livro, assumiu o cargo como professor de Filosofia Mental e Moral na Universidade de Minnesota. No ano seguinte, após a morte súbita do seu mentor, George Morris, regressou a Universidade de Michigan e tornou-se chefe do Departamento de Filosofia.
Saiu de Michigan no ano de 1894,para a inauguração da Universidade de Chicago pouco tempo depois passava a liderar o departamento de Filosofia e o departamento de Pedagogia, criado pelo mesmo.
Dewey, no final da década de 1890, começou a deixar sua visão idealista neo-Hegeliana e adquiriu uma nova posição, a qual mais tarde foi conhecida como pragmatismo.
Por conta de graves problemas na política interna do Departamento deEducação da Universidade de Chicago, deixou a instituição e foi para à Universidade de Columbia, em Nova Iorque, no qual permaneceu ate o fim de sua carreira no ensino, em 1930.
Mas continuou, a ensinar como Professor Emérito até 1939, e continuou a escrever e a intervir socialmente até próximo a sua morte, que ocorreu no dia 01 de junho de 1952.

2. EM QUE MOMENTO HISTÓRICO VIVEU

Deweypresenciou muitas mudanças dentre elas chegou ver o fim da Guerra Civil Americana que durou cerca de cinco anos que foi de 1861 a 1865, presencio um grande salto no Desenvolvimento Tecnológico, e a Revolução Russa em 1917 e a crise Econômica de 1929. Dewey era fiel a causa Democrática passou a ser chamado de comunista após ter feito uma viagem a União Soviética, mais essa acusação não foi a diante, poisDewey era um fervoroso defensor da democracia.


3. QUAL FOI SEU ESTUDO REALIZADO

John Dewey tornou-se um dos maiores pedagogos, por acreditar nos princípios de uma nova escola que era um movimento que defendia a educação. Dewey fazia varias críticas contra a escola, pois ele não acreditava na forma predominante do intelectualismo e da memorização e sim que conhecimento devia ser uma formadirigida voltada para a experiência, individualizada e autônoma, pois só assim seria possível um ensino não autoritário que permitisse ao aluno aprender por si mesmo, e aprender fazendo. A filosofia deweyana visava também uma prática, na liberdade para o aluno elaborar as próprias certezas, conhecimentos e suas regras morais jamais desmerecer ou ate mesmo diminuir a importância dos métodos...
tracking img