Johhan Sebastian Bach

696 palavras 3 páginas
Johann Sebastian Bach

Familia Bach

"Bach (riacho, em alemão) deveria se chamar Ozean (oceano) e não Bach!". A frase é de ninguém menos que Ludwig Van Beethoven e, se um músico da grandeza de Beethoven assim se pronuncia sobre ele, bem se pode imaginar a dimensão que se pode atribuir ao compositor barroco Johann Sebastian Bach.

Na verdade, desde Veit Bach, que no século XVI tocava cítara, até 1685, são contados 27 músicos na família Bach. O mais célebre, porém, merecidamente, foi Johann Sebastian Bach, que nasceu em Eisenach, uma pequena cidade da Turíngia, no centro da Alemanha. Seu pai, Johann Ambrosius Bach, era um músico da cidade e ensinou Bach a tocar violino e viola e a escrever as notas musicais, além de criá-lo na fé protestante. especialmente depois de Felix Mendelssohn que foi um dos responsáveis pela divulgação da sua obra, até então bastante esquecida.

História de vida e suas Obras

Seu primeiro emprego foi como organista da igreja de Neufirche, de Arnstadt, em 1703, onde trabalhou durante cinco anos e compôs suas primeiras obras religiosas. Nessa época, casou-se com sua prima Maria Bárbara, com quem teve sete filhos.
Contratado pelo duque Wilhelm Ernst em 1708, mudou-se para Weimar, mas não gostou de não ter seu trabalho valorizado. Assim, aceitou a proposta do príncipe Leopold Von Anhalt-Coethen e se mudou para Coethen, mesmo com um salário inferior. Neste lugar, compôs seis Concertos Brandemburgueses e as Suítes para Orquestra.
Como ficou viúvo em 1721, casou-se novamente com Anna Magdalena Wülker, com quem teve mais 13 filhos. Muda-se para Leipzig, para atuar como diretor do coro da igreja de São Tomás. Ali, compõe as suas paixões mais conhecidas: São Matheus e São João.
Bach foi o responsável por desagregar a música do canto e da dança, dando-lhe vida própria. Foi na Prússia, a pedido do conde Hermann von Keiserling, que Bach compôs as célebres Variações Goldberg. O conde sofria de insônia e queria que Bach produzisse

Relacionados