Johannes brahms biografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3424 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CaPa
(.....)
Segunda folha
"A confiança perdida é difícil de recuperar. Ela não cresce como as unhas."
Johannes Brahms

Folha 1 -começo do desenvolvimento
Johannes Brahms

Nascimento 7 de maio de 1833
Hamburgo

Morte 3 de abril de 1897 (63 anos)
Viena

Nacionalidade Alemão

Ocupação Compositor e pianista erudito

Período musical Academicismo, Romantismo

O seutrabalho cabe plenamente na última época do romantismo; não procurou técnicas que supusessem uma evolução.

Folha 2

Antes de virmos a tratar sobre Brahms, gostaria de recitar algumas informações para melhor entendimento do conteúdo.
#Siglas e Números
Em programas de concerto de música erudita, é comum encontrarmos as obras de vários compositores seguidas de siglas e números. Estasindicações servem para catalogar essas obras e facilitar a identificação de sua cronologia. Geralmente, o critério adotado para a formação dessas siglas traz uma primeira letra que corresponde à inicial do nome do compositor ou do catalogador acrescida de outras letras ou um número.
Falaremos sobre seguintes siglas:
• (nota musical)Opus- A mais comum, é “Op.”, “Opus” do latim “obra”, seguida de um númeroque nem sempre é um guia confiável para a cronologia das obras. Isso se explica porque os próprios compositores muitas vezes desprezavam algumas composições, abandonando-as ou dando prioridade a algumas outras obras, para só mais tarde incluí-las em sua relação.
(nota musical)Outras utilizações com números Opus-Há também uma outra sigla chamada “WoO”, que significa “Werk ohneOpus”, isto é, “Composição sem número de Opus”.
• Siglas de catálogos- nas obras de Johann Sebastian Bach encontramos a sigla “BWV” que significa “Bach Werke Verzeichnis”, ou seja, “Catálogo de Obras de Bach”. Carl Philipp Emanuel Bach, o filho mais célebre de Johann Sebastian, tem suas obras organizadas com a sigla “Wq”, abreviatura de Alfred Wotquemne, seu catalogador. O “H”, identifica as criaçõesde Franz Joseph Haydn, correspondendo à letra inicial do holandês Antony van Hoboken que também usou a sigla “Hob”.

#Terminologia Musical
Neste assunto abordaremos alguns dos muitos termos que vem a tratar do assunto música.
• Sinfonia- obra orquestral de grandes dimensões, em vários andamentos, em geral.
Sinfonia Romântica-no Romantismo, a sinfonia passou a adotar uma estrutura maisflexível, algumas vezes em mais de quatro movimentos (ao contrário da Sinfonia Clássica, que possuía apenas quatro movimentos), outras vezes em apenas um ou dois movimentos. Alguns dos compositores românticos que se dedicaram à sinfonia foram Johannes Brahms, Felix Mendelssohn, Robert Schumann, Gustav Mahler, Antonin Dvorák e Jean Sibelius. No século XX, o gênero foi explorado por compositorescomo Dimitri Shostakovitch e Henryk Górecki, entre outros.
• Sonata- obra instrumental em três ou quatro andamentos para um ou mais intérpretes.
Sonta Romântica- No Romantismo, a sonata não mereceu preocupações formais. Os cultivadores da sonata, nesse período, mais se empenharam em infundir-lhe subjetivismo. Carl Maria von Weber (1785-1826) e Schubert (1797-1828) ainda se mantiveramfiéis herdeiros de Beethoven, mas a partir de Schumann (1810-1856) e, sobretudo, na sonata em si menor de Liszt (1811-1886), a forma perde sua feição tradicional e tende a transformar-se numa obra de música de programa, impregnada de sugestões poéticas. O grande artesão romântico da sonata foi Johannes Brahms (1833-1897), que aliou a solidez da forma clássica os ímpetos da fantasia do artista do séc.XIX. As sonatas de Schumann, Liszt e Chopin (1819-1849) são obras respectivas desse período de evolução da forma.

• Orquestra- Uma orquestra é um agrupamento instrumental utilizado sobretudo para a execução de música erudita. A pequenas orquestras dá-se o nome debandas musicais.
Orquestra Romantica- Do ponto de vista da orquestra, o romantismo foi o responsável direto pela...
tracking img