Jogos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3714 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 IDENTIFICAÇÃO:
ESCOLA ESTADUAL ANA LÚCIA DE MORAES COSTA E SILVA
GESTOR: EVALDO BEZERRA PEREIRA
MODALIDADE ENVOLVIDA: MATEMÁTICA
PERÍODO: ABRIL A JULHO DE 2011
COORDENADORES: JOSÉ RICARDO GONÇALVES ABREU
MARINILDES SIQUEIRA CHAVES
PATRICIA PAULA QUINDERÉ VIEIRA
PÚBLICO ALVO: ALUNOS E PROFESSORES DO 6ª AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

2 JUSTIFICATIVA:
Diante do levantamento dos conhecimentosadquiridos pelos alunos e também de suas grandes dificuldades perante atividades que exigem raciocínio lógico como cálculos, desafios, resolução de problemas e de aplicação dos conhecimentos básicos exigidos na Matemática e também pelo motivo de muitos de nossos alunos temerem a Matemática e sentirem-se incapacitados para aprendê-la, pretende-se desenvolver esse projeto na finalidade d podercontribuir com a aprendizagem, considerando que ensinar Matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, desenvolver a capacidade de manejar situações reais e resolver diferentes tipos de problemas.
Esse projeto visa modelar o ensino dos conteúdos disciplinares da Matemática nas escolas através de uma concepção moderna de aprendizagem, utilizando os jogos pedagógicosmatemáticos.
Estudos demonstram que tais jogos propiciam o melhor entendimento das situações matemáticas cotidianas. Acreditamos que o presente recurso fará com que o aluno desenvolva suas potencialidades matemáticas de maneira lúdica, até mesmo pelo fato de que as aulas se tornam mais atrativas e prazerosas buscando suscitar uma atitude positiva de que as dificuldades podem ser rompidas e nessabusca contribuir no processo ensino aprendizagem.

3 OBJETIVOS:
3.1 GERAL:
Estimular no aluno, o gosto pela disciplina de Matemática, alterando a rotina da turma com atividades diversificadas, visando aumentar a motivação, concentração e aprendizagem dos conteúdos da disciplina através de jogos.

3.2 ESPECÍFICOS:
– Desenvolver estudos de estratégias de resolução de problemas com jogosmatemáticos;
– Utilizar jogos como instrumentos no processo de ensino/aprendizagem da matemática;
– Programar a construção de materiais, aparelhos e jogos didáticos para o ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos;
– Incentivar a organização de jogos escolares;
– Promover a socialização dos projetos em eventos científicos e culturais.

4 DESENVOLVIMENTO E METODOLOGIA
A atividade será realizada porgrupos de 2 a 5 alunos, e cada grupo apresentará uma técnica diferente de matemática básica. Os jogos serão confeccionados pelos alunos, sob orientação dos professores coordenadores do projeto para serem socializados em espaço aberto voltado para alunos, professores e demais interessados.
Cada grupo ficará responsável por um determinado jogo, sendo necessário que cada integrante conheça todas asregras do jogo. Para isso os alunos confeccionarão os materiais a serem usados nos jogos e em seguida farão uso dos mesmos para assimilar as regras a assim socializarem o conhecimento.
A atividade de apresentação dos trabalhos será realizada na quadra poliespostiva da escola, por ser um ambiente amplo e com espaço suficiente para comportar os alunos e professores por série. O público (alunos eprofessores) ficará acomodado nas arquibancadas e os jogos serão apresentados no meio da quadra em estandes montados para cada grupo. No decorrer das apresentações, alunos da platéia serão convidados a participar diretamente das demonstrações para uma melhor assimilação.
Os alunos e professores que estiverem assistindo a apresentação terão liberdade para questionar os grupos, visando sanar possíveisdúvidas que surgirem no decorrer das apresentações. Da mesma forma no término de cada apresentação, os professores coordenadores poderão intervir acrescentando comentários que somem ao que foi transmitido.
Os jogos são simples e apresentam conteúdos matemáticos trabalhados em sala de aula nas diversas séries, portanto espera-se atrair a atenção dos alunos e o interesse por atividades que...
tracking img