jogos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 45 (11191 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de julho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto


INTRODUÇÃO

O folclore brasileiro é algo muitíssimo rico, cheio de lendas, cantigas, brincadeiras, danças, festas, ritmos e várias outras coisas de valor inestimável. No entanto, toda essa riqueza cultural é muito pouco usada nas salas de aula do Brasil e o pior, muitas vezes é completamente desprezada ou simplesmente substituída por contextos culturais de outros países.
Dentro dessaabordagem, são pertinentes os seguintes questionamentos: Como levar às crianças as maravilhas contidas no folclore brasileiro, tendo em vista que muitas vezes nem os professores as conhecem ou simplesmente não as valorizam? De que forma seria possível inserir os estudantes brasileiros em um contexto cultural que parece estar tão distante da realidade que vivem?
De um modo geral, o resgate do nossofolclore tem como objetivo proporcionar maior conhecimento e valorização das riquezas do folclore do Brasil. E especificamente resgatar tudo que há de belo e rico dentro do folclore, através de estudo e atividades práticas.
Para finalizar, é necessário ressaltar que folclore significa basicamente, sabedoria popular e resgatá-la no contexto escolar é vivenciar as mais variadas experiências, émostrar ao aluno uma infinidade de coisas que fazem parte do nosso país.

1.1 Objetivos

Analisar a importância do resgate do folclore nacional no contexto escolar.

1.2 Objetivo geral

Proporcionar maior conhecimento e valorização das riquezas do folclore do Brasil.


1.3 Objetivos específicos

Resgatar tudo que há de belo e rico dentro do folclore, por meio de estudo e maiorconscientização.
Mostrar que é possível utilizar os contos, mitos, lendas, poesias e músicas do nosso folclore como recurso didático, principalmente na fase alfabetização.
Levar aos alunos um variado número de brincadeiras e cantigas de roda que fazem parte da cultura e folclore das regiões do Brasil.

1.4 Justificativa

Sabemos que nos dias atuais falar de folclore é algo quase ultrapassado, pois omundo globalizado e as mudanças de valores mudaram o universo cultural das sociedades.
Falar de folclore brasileiro é falar de um mundo de riquezas culturais que podem sem dúvida nenhuma contribuir e enriquecer as práticas pedagógicas dos educadores, e ao mesmo tempo, levar aos alunos da escola atual algo quase desconhecido.
O Brasil é um país onde as diferenças, sejam étnicas, sejam regionais,caracterizam a essência da nação, e foi por meio dessas diferenças que nosso folclore surgiu. Sendo assim, parece até injusto que algo tão rico tenha perdido, ao longo dos tempos, o imenso valor que alguns anos atrás lhe era atribuído pelas gerações passadas.
É bastante pertinente que os alunos das escolas brasileiras possam ter, nos dias atuais, maior contato com aspectos que fazem parte dofolclore, com tudo aquilo que compõe as características culturais de cada região, como por exemplo, as danças, poesias, músicas, festas, folguedos, lendas, comidas, mitos e até mesmo o jeito de ser de expressar-se do povo oriundo dessas regiões.
As mudanças, nesse contexto, podem ocorrer se todos os espaços que trabalham pela educação forem mudados em termos daquilo que se tem como valores culturais ese uma nova visão apareça, a visão de que um resgate das raízes culturais é possível.

1.5 Problema central

Como ajudar os estudantes brasileiros a observar as riquezas contidas no folclore brasileiro?

1.6 Hipóteses

O resgate cultural no espaço escolar é perfeitamente possível, basta que os educadores assim o queiram, e assim sendo poderão levar aos alunos inúmeros contextos onde todaessa riqueza esteja inserida.

1.7 Variáveis

*Campos de ação
*Regionalidade
*Diversidade cultural
*Sabedoria popular

1.8 Metodologia

O intuito desse trabalho é o resgate das tradições folclóricas. Sabemos que nosso país é riquíssimo nesse sentido, talvez o mais rico do mundo, pois somos uma grande mistura de culturas e tradições. Portanto, não é justo que tudo isso se perca.
E...
tracking img