Jogos e poesias matemáticas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6038 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
JOGOS POESIAS
E
RECEITAS

I FEIRA DE MATEMÁTICA
Escola municipal Maria Quitéria
Série- 5ª A e 5ª B

Organização: Pró Luiza de Cascia
Coordenação: Irani, Marileide e Crislane.
Agradecimentos: A toda Equipe da Escola Maia Quitéria
Tapiramutá-BA
Novembro de 2007

Apresentação
É comum as pessoas imaginarem que a Matemática foi inventada por grandes gênios que debruçados sobre seuslivros programavam formulas, teoremas, regras...
Mas não é assim que as coisas acontecem... O conhecimento matemático vem sendo construído pela humanidade ao longo de milênios.
Alem da necessidade de criar ferramentas matemáticas para resolver problemas práticos, o ser humano é por natureza curioso.gosta de investigar, descobrir e explicar coisas que acontecem ao seu redor!
Por isso a Matemática éconstruída com tentativas, erros e acertos.
Portanto, com muito trabalho. A historia da Matemática nos mostra períodos brilhantes, mas também longos períodos de pouco ou nenhum progresso.
Claro que há nomes importantes , pessoas que contribuíram mais para o seu desenvolvimento. No entanto, muitos dos conhecimentos que hoje utilizamos foram descobertos e aperfeiçoados na pratica pelas pessoascomuns.
Isto é o mais legal dessa historia: ela continua e nós também fazemos parte dela, pois podemos aprender, aplicar no nosso cotidiano e ensinar aos outros o que sabemos de Matemática! Foi pensando nisso que produzimos esse pequeno livro com a finalidade de registrar parte do trabalho realizado na nossa escola, com os alunos da 5ª serie A e B.
Pró Cáscia
Novembro de 2007

Justificativa:
AI Feira de Matemática da Escola Municipal Maria Quitéria tem como finalidade incentivar, divulgar, e socializaras experiências, pesquisas e atividades matemáticas, bem como confirmar que as “FEIRAS DE MATEMÁTICAS” se constituem numa experiência curricular ou extracurricular de relevância para sistematizar e programar os projetos dos Alunos e Professores, contribuindo para inovação curricular,durante o ano letivo.

Objetivos:
a) Despertar nos alunos maior interesse na aprendizagem da Matemática;
b) Promover o intercambio de experiências pedagógicas e contribuir para a inovação de metodologias;
c) Transformar a Matemática em ciência construída pelo aluno e medida pelo professor;
d) Fomentar nos alunos o gosto pela leitura e escrita sistematizada;
e) Promover adivulgação e a popularização dos conhecimentos matemáticos, socializando os resultados das pesquisas nesta área;
f) Integrar novos conhecimentos e novas tecnologias de informação e comunicação nos processos de ensino e aprendizagem.

Matemática x Leitura x Escrita
O fazer em matemática realizado através da leitura, muito pode contribuir tanto em caráter da pratica de leitura quando em solução desituações Matemáticas escolares como também em situação cotidiana que demandam habilidades matemáticas para serem solucionadas. Smole e Diniz (2001) apóiam a não ocorrência das simplicidades dos textos nas aulas de Matemática e fazem referencias que a leitura em matemática tambem requer a leitura de outros textos com grandes quantidades de informações numéricas e gráficas. Eles podem serencontrados em uma noticias ou anúncios publicados em jornais e revistas.
Nesses casos, a leitura pode ser enfatizada quando propomos vários questionamentos que requerem varias ida ate o texto para a seleção das informações que respondem as perguntas feitas. “esse tipo de atividade abrange o desenvolvimento de nações, conceitos habilidades de Matemática e de tratamento de informações”.(SMOLE e DINIZ,2011).
Segundo o documento, ‘‘ contextualizar o conteúdo que se quer aprendido significa, em primeiro lugar, assumir que todo conhecimento envolveuma relação entre sujeito e objeto”.
(PENEF, 1999, p.91)
Desta maneira, se a contextualização for bem trabalhada, tem como poder, retirar o aluno de sua condição de espectro do conhecimento transmitido e possibilita o recíproco envolvimento dele...
tracking img