Jogos e brinquedos na infancia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1300 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Janaína Silva Cordeiro
Midiã da Silva Monteiro
Suelen Tenório Calheiros

JOGOS E BRINQUEDOS NA INFÂNCIA

Trabalho 2° Bimestre: Criação de Jogos

Santana de Parnaíba
2012

Nome: Janaína Silva Cordeiro - RA: A979IC-5 - 3° Semestre – PD3P06

Nome: Midiã da Silva Monteiro - RA: A9929B-7 - 3° Semestre – PD3P06

Nome: Suelen Tenório Calheiros - RA: A98CHE-2 - 3° Semestre –PD3P06

Trabalho para obtenção de nota nas matérias de
JBI/ APS (Jogos e Brinquedos na Infância/ Atividades
Práticas Supervisionadas)Do Curso de Pedagogia
apresentada à Universidade Paulista – UNIP.Orientadora: (Profº Lisienne Navarro)

Santana de Parnaíba
2012
Apresentação

Esse trabalho tem como objetivo mostrar o quanto o lúdico é importante para o desenvolvimento infantil.
O jogo e o brincar são elementos importantes para a formação cognitiva, corporal e afetiva da criança, pois esses elementos enriquecem as interações humanas durante o processo de desenvolvimento infantil, visto queatravés do brincar a criança vive o real ao qual ainda não é possível participar de forma ativa.
Esse trabalho é composto por um embasamento teórico, mostrando a importância dos jogos na infância, e de uma parte prática, onde será feita a criação de um jogo, para crianças de 7 (sete) anos com o objetivo de desenvolver a atenção das mesmas.

I
A importância dos jogos e brinquedos no desenvolvimentoinfantil

O brincar é uma forma de comportamento característico da infância e pertence a um conjunto de atividades que compõem a noção do jogo. A extensão das modalidades do jogo são infinitas e podem ser classificadas em várias formas, tais como: jogos de exercício, jogos simbólicos, jogos de azar, jogos de regras, etc.

O brincar da criança é diretamente proporcional à associação livre doadulto. Pois o brincar e jogar são formas básicas da comunicação infantil, com as quais as crianças inventam o mundo e elaboram seus aspectos internos e os impactos exercidos pelos outros (mundo externo).
Através do brincar (do jogo) a criança sente-se livre para experienciar tudo o que quiser, ela pode ser tudo e nesse faz de conta, sem compromisso e sem obrigações, ela imita a vida, o amor e astristezas .
É através do brincar que a criança conhece suas habilidades e se constrói socialmente. O brincar faz parte do cotidiano de qualquer criança, independente do seu contexto financeiro, social, cultural ou dos recursos disponíveis, o brincar é algo natural para qualquer criança.
Para Vygotsky (1998) e Leontiev (1998) o brinquedo tem uma grande relação interior com a criança e é ele queproporciona um maior avanço na capacidade cognitiva da criança.
Através do brinquedo a criança consegue viver vários papéis, ser aquilo que ela desejar e viver situações que muitas vezes, por ser criança não pode vivenciar de forma ativa, e é através do brincar que ela consegue ir além do seu cotidiano infantil e atuar em um nível superior do seu habitual.
As situações problemas impostas porjogos e brincadeiras, faz com que as crianças cresçam através da procura de soluções e alternativas. O desempenho psicomotor da criança enquanto ela joga, alcança níveis que somente a motivação de sua subjetividade
II
pode alcançar. Ao mesmo tempo o jogo desenvolve a concentração, a atenção e a imaginação, e assim a criança fica mais calma, relaxada e ela aprende a pensar estimulando a suainteligência.
Para que um jogo ou um brinquedo seja produtivo para uma criança, é preciso que ele esteja inserido no contexto da sua realidade. Através da observação do desempenho das crianças com seus jogos e brinquedos é possível analisar o nível de desenvolvimento cognitivo e também motor. O lúdico manifesta as potencialidades da criança e isso pode enriquecer a aprendizagem e ajudar no...
tracking img