Jogos e brincadeiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5193 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
JOGOS E BRINCADEIRAS NA CONCEPÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA DO CMEI ROSE MARY PELISSARI DE MEDIANEIRA – PR


Danielly da Motta
Gleison Miguel Lissemerki Ferreira Antonio Rediver Guizzo
RESUMO

O presente estudo procurou realizar uma análise da importânciados jogos e brincadeiras na educação infantil, buscando compreender as concepções da equipe pedagógica do CMEI Rose Mary Pelissari de Medianeira – PR. O estudo teve caráter descritivo, e utilizou como instrumento para coleta de dados um questionário, com o objetivo de identificar a importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil. Diante dos resultados observou-se que a equipe pedagógicaestá ciente da importância da inserção dos jogos e brincadeiras nas séries iniciais, onde o bom uso de jogos na escola requer que tenhamos uma noção clara do que queremos explorar ali e como fazê-lo. Utilizar jogos como meio educacional é um avanço para a educação, pois temos que tomar consciência da importância de trazer o jogo e as brincadeiras para dentro da escola e de usá-lo como instrumentode desenvolvimento e aprendizagem, servindo como uma ferramenta de auxílio no planejamento de aulas, visando contribuir com uma melhoria no processo educacional, buscando facilitar o processo de ensino-aprendizagem contribuindo não só com alunos, professores, equipe pedagógica, mas com a comunidade em geral.

PALAVRAS CHAVES: Brincar, Jogo, Criança, Educação, Infantil.

ABSTRACT

Thepresent study sought to carry out an analysis of the importance of games and play in early childhood education, seeking to understand the conceptions of the teaching staff CMEI Rose Mary Pelissari – Medianeira - PR. The study was descriptive and used as an instrument for data collection a questionnaire with the aim of identifying the importance of games and play in early childhood education. Consideringthe results showed that the teaching staff is aware of the importance of integration of games and play in the early grades, where good use of games in school requires that we have a clear idea of what we want to explore there and how to do it. Using games as an educational medium is a breakthrough for education, because we have become aware of the importance of bringing the game and play into theschool and use it as anb instrument of development and learning, serving as a tool to aid in planning classes in order to contribute to an improvement in the educational process, seeking to facilitate the teaching-learning contributing not only with students, teachers, teaching staff, but with the wider community.

KEY WORDS: Play, game, Child, education, Infant.

1 INTRODUÇÃO

Quando nosremetemos aos processos educativos sobre importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil, pode-se dizer que é com muita sabedoria e propriedade que FRIEDMANN (1996), define o processo de jogos e brincadeiras no meio escolar, segundo o autor “a educação deve ter a preocupação de propiciar a todas as crianças um desenvolvimento integral e dinâmico”. (p. 55) Brincar faz parte do cotidianodas crianças em todas as circunstâncias, seja em casa ou na rua ou na escola e é importante para seu desenvolvimento, pois a criança, enquanto brinca, está liberando sua capacidade criativa, suas fantasias, explorando seus próprios limites e nutrindo sua vida interior.
Sabe-se que o educador, conhecendo a importância que o jogo e a brincadeira têm no desenvolvimento da criança, inventaráalternativas metodológicas que possibilitarão o alcance dos objetivos disciplinares nas ações educativas. Neste sentido, VYGOTSKY (1988) acredita que a brincadeira, o jogo e o lúdico são ingredientes vitais para uma infância sadia e para um aprendizado significativo, atribuindo um importante papel ao ato de brincar na constituição do pensamento infantil, sendo assim, uma maneira lúdica de aprendizagem,...
tracking img