Jogos e brincadeiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8808 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
JOGOS E BRINCADEIRAS PARA GINCANAS BÍBLICAS

BATALHA NAVAL:
É como o jogo Batalha Naval, porém em tamanho família!
Divida o local do jogo em duas partes de forma que um lado não possa enxergar o outro (creio que a forma mais fácil é amarrar uma corda e colocar um lençol por cima).
A seguir, as pessoas de cada time escolhem um local para si e não podem se mover daí. Quando o jogo começa,cada time ganha uma bola (de meia, de vôlei, de borracha, etc.) e devem tentar atingir o outro time com essas “bombas”. Se alguém for atingido pela “bomba”, está fora e senta ao lado da quadra até o jogo acabar. Não vale se mexer para desviar da bola (embora você possa permitir que se movam desde que não tirem os pés do lugar; cuide bem).
Obs: cada lado precisará de pessoas responsáveis por pegar abola e atirá-la para o outro lado novamente.
CENTOPEIAS
Se você tiver um grupo que gosta de experimentar brincadeiras novas, essa é uma beleza, mas requer um pouco de preparação.
Vamos precisar de:
· Rolos de filme plástico (desses para embrulhar coisas, em geral comida)
· Bananas
· Pratos
· Tesouras (para depois que a brincadeira acabar!)
Divida o grande grupo em grupos pequenos (3 a 4pessoas por grupo é o melhor). Um das pessoas de cada grupo é escolhida como a centopéia, e os demais do grupo embrulham a centopéia em filme plástico (desde o pescoço até os pés, envolvendo também os braços e as pernas).
No JÁ, as “centopéias”, já deitadas de barriga no chão, devem rastejar até o outro lado da sala e comer uma banana. O primeiro time cuja centopéia acabar a banana vence.
Obs.:tome cuidado para que as centopéias não caiam quando estão sendo enroladas. Senão elas não terão como se segurar! Embrulhe as pernas por último.
FAZENDA
Esta é uma forma divertida de dividir times. Faça cartões (deixe pronto antes) com o número de tipo de animais que você deseja de times (se quiser dividir em quatro times, faça cartões de quatro tipos de animais. Faça mais cartões do que vocêprevê que venham jovens na reunião: se você prevê 35 participantes, faça quarenta cartões, quatro grupos de dez (dez cartas galinha, dez cartas vaca, dez cartas burro e dez cartas porco, por exemplo). Entregue os cartões aos participantes e diga para não mostrarem para ninguém. Quando você der o sinal, cada um deve imitar o som do animal do seu cartão o mais alto possível, até que o grupo inteiro com omesmo animal se reúna. O primeiro grupo a ficar completo vence.

Você pode também fazer uma brincadeirinha colocando apenas UMA carta "burro" ou "galinha" no meio (tome cuidado, não vá dar essa carta para alguém tímido). Mesmo depois que todos grupos já se encontram, essa pessoa vai ficar sozinha zurrindo ou cacarejando!
CORRIDA DO VERSÍCULO
Essa é uma brincadeira que você pode fazer quandoestiver com o grupo de jovens e a igreja vazia à sua disposição.
Escolha alguns versículos (é interessante que sejam versículos que tenham relação com a lição / estudo da noite). Cada pessoa deve ter uma Bíblia e todos começam sentados na última fileira de cadeiras do templo. Começe a ler o versículo, e não pare de ler o texto até que alguém o encontre na sua Bíblia, fique de pé e comece a lerjunto. Essa pessoa que leu corretamente pula uma fileira para frente. Assim continua até a primeira pessoa chegar na fileira de cadeiras mais da frente, vencendo a brincadeira. Ou então divida em times e estabeleça que todas pessoas do time devem chegar à primeira fileira (cuidado que a brincadeira pode se tornar comprida).
Tome cuidado se houverem visitantes. Essa é uma brincadeira chata para quemnão conhece a Bíblia.
Caça versículo de cego
Convide três duplas e peça para levarem a Bíblia para frente, sente uma pessoa de cada par em uma cadeira com a Bíblia na mão. E a outra pessoa do par ficará atrás da cadeira e deverá tapar o olho da que está sentada.

Você dirá uma passagem para a pessoa que está sentada com os olhos tapados procurar, e então a que está atrás irá auxiliá-la a...
tracking img