Jogos e brincadeiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 46 (11294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Facinter-Faculdade internacional de Curittiba

Anita Mafra Daniel
Juciane Aparecida de Luchi

TCC. Projeto

TeleSala: Joinville
Tutora: Zaida Miranda
Joinville- Santa catarina

Joinville
2008

Projeto – TCC

Tema:
A importância da brincadeira no desenvolvimento da criança.

Problema:
Nas últimas décadas, tem-se observado um crescente cerceamento à liberdade debrincar; quando antigamente brincar era sinônimo de correr, pular, subir em árvores, tomar banho de rio e cachoeira. Hoje vivenciamos o quanto às crianças é limitado, principalmente nas grandes cidades, causados, entre outros fatores, por problemas de limitações de espaço, para manter a privacidade dos vizinhos, poluição, aumento da violência urbana, ou ainda, por má compreensão por parte de algumasescolas do processo de alfabetização, que infelizmente, muitas vezes, suprime o brincar; o lúdico da vida da criança.
A época em que vivemos traz uma grande onda de transformações técnicas, poderá vir a alterar no nosso modo de conhecer o mundo, de representar esses conhecimentos e de transmitir essas apresentações. Já que essa tecnologia configura-se com extremo dinamismo ereciprocidade, e se, por outro lado, é movida por um projeto social, ao se delinearem e funcionarem como a de informática e telecomunicações, criam condições de novas formas de pensar e conviver.
Precisamos rapidamente resgatar alguns brinquedos já esquecidos e que muito ajudam a despertar o cognitivo como: jogos, faz-de-conta e outros ainda mais existentes. E ainda mostrar como o lúdico não está nascoisas, nos brinquedos ou nas técnicas, como no computador, mas nas crianças, o brincar é uma realidade cotidiana na vida das mesmas, e para elas brincarem é necessário que não sejam impedidas de exercitar sua imaginação, ou melhor, dizendo, que o professor seja flexível, possibilitando o uso adequado do brinquedo para melhorar significativamente o nível de aprendizagem da criança na educaçãoinfantil, formando assim, uma aprendizagem prazerosa e motivadora em todos os sentidos.
O brincar, fantasiar, criar e aprender proporciona as crianças um aprendizado diferenciado? São através de estes que elas se apropriam do conhecimento para a vida, além de despertar o cognitivo, a criatividade e a imaginação, os jogos e as brincadeiras permitem que as crianças se desenvolvam de formalúdica, liberando emoções e sentimentos tendo momentos de lazer importantes para sua descontração durante a aprendizagem?

Justificativa:
Atualmente fez-se necessário entender melhor a importância dos jogos e brincadeiras, na aquisição do conhecimento e suas implicações para a educação infantil.
Vygotsky (1991) conclui: primeiramente, o brinquedo não é o aspecto predominante dainfância, mas é um fator muito importante no desenvolvimento. Em segundo lugar, o significado da mudança que ocorre no desenvolvimento do próprio brinquedo, de uma predominância de regras. Terceiro, as transformações internas no desenvolvimento da criança que surgem em conseqüência do brinquedo.
Vygotsky (1991) entende que o desenvolvimento é fruto de uma grande influência das experiências doindivíduo, mas cada um dá um significado particular a essas vivências. O jeito de cada um aprender o mundo é individual. Para ele “desenvolvimento e aprendizado estão intimamente ligados: nós só desenvolvemos, aprendendo”. (VYGOTSKY, 1991, p. 110)
Considerando que a opinião de muitos professores ainda é a de que enquanto se brinca não aprende já na concepção de alguns docentes os brinquedose/ou brincadeiras seriam mais um passa-tempo, um momento onde a criança não perturbaria na sala de aula. Sabendo que quando está brincando, a mesma recria o mundo ao seu redor, refazendo os fatos para adequá-los a sua capacidade de assimilação, ao contrario, o que iremos mostrar é que no brincar que seus conhecimentos aplicam-se podendo expressar tudo o que sente e vê, construindo um...
tracking img