Jogos e brincadeiras na educação infantil

Páginas: 5 (1201 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2011
1 – INTRODUÇÃO

A alfabetização é de extrema importância para o sucesso escolar da criança, desta forma compreender como o processo ocorre e de que forma a criança alcança êxito no processo é importante. Associar a brincadeira ao processo de alfabetização fazer com que a criança adote a ludicidade que já é presente em seu contexto pode trazer benefícios na alfabetização.
A aprendizagem deveser um processo contínuo, o qual deve ser realizado sem um modelo pré-estabelecido, uma vez que a criança passa por momentos diferentes de aprendizado.
Quando a criança brinca exercita as suas potencialidades, ativa-se, portanto, o funcionamento do pensamento. Todo aprendizado que o brincar permite é fundamental para a formação da criança em todas as etapas da sua vida. E por isso buscarinformações a respeito da importância da brincadeira no processo de alfabetização pode vir a contribuir para que ocorra um entendimento no assunto e assim estabelecer as relações entre a brincadeira, à alfabetização e a criança.

1.2 - JUSTIFICATIVA

Brincar faz parte do universo da criança, mas é pouco utilizado nas instituições escolares, pois há um distanciamento entre o pedagógico e o lúdico. Osjogos e brincadeiras são considerados como um processo a parte da educação, causados pela acomodação dos professores e ou pela falta de conhecimento da importância dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento da criança.
Os jogos e brincadeiras sofreram transformações através dos tempos, mas o prazer de brincar não mudou.
Do ponto de vista histórico, a análise do jogo é feita a partir da imagem dacriança presente no cotidiano de uma determinada época. O lugar da criança ocupa num contexto social específico, a educação a que está submetida e o conjunto de relações sociais que mantém com personagens do seu mundo, tudo isto permite compreender melhor o cotidiano infantil – é nesse cotidiano que se forma a imagem da criança e do seu brincar. (KISHIMOTO. 2006, p.7).

Questiona-se: Quaisbrincadeiras podem ser utilizadas nos projetos escolares, principalmente na Educação Infantil, que possibilitem a formação de cidadãos críticos preparados para mudar sua realidade? Como os meios de comunicação influenciam na linguagem e no comportamento das crianças? Como e de que as crianças brincam atualmente? Como as escolas podem proporcionar que as crianças desenvolvam e construam seus conhecimentospor meio de brincadeiras e jogos? Como são trabalhadas as novas relações entre o educando e a sociedade na qual ele está inserido?
Esses questionamentos apontam para a necessidade de se reorganizar os projetos educacionais a fim de adequá-los as novas diretrizes curriculares.
A reflexão sobre o brincar deve ultrapassar os muros da escola e envolver também a família.
A brincadeira é um conjuntode procedimentos e habilidades, ela possibilita novas experiências, mesmo que, as crianças estejam brincando pela centésima vez, visto que a brincadeira não é previsível e a cada vez que a criança brinca amplia seus conhecimentos.
Onde conclui-se que o papel do professor como um “adulto que brinca” e brincando investiga, promove interação, observa e ensina, por meio do lúdico habilidades quedeverão ser utilizadas pelo educando em seu processo de aquisição e apreensão de conhecimento, tornando-se um sujeito ético exercendo sua cidadania na vida adulta.

1.3 – OBJETIVO GERAL

O objetivo desse trabalho foi conhecer a evolução histórica das brincadeiras, como os professores utilizam esse tema nas escolas, sugerir o resgate de brincadeiras tradicionais, utilizá-las como atividade lúdicae como um aliado instrumento metodológico de ensino.
É fundamental que o educador participe das atividades contribuindo para a aquisição de conhecimento e ampliação das experiências das crianças, proporcionando-lhes base sólida para suas atividades culturais, sociais e físico-motoras. Quanto mais as crianças tiverem liberdade para sentirem, experimentarem, aprenderem e assimilarem, quanto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O jogo e a brincadeira na educação infantil
  • Jogos e brincadeiras na educaçao infantil
  • Jogos e brincadeiras na educacao infantil
  • Brincadeiras e jogos na educação infantil
  • Brincadeiras e jogos na educação infantil
  • jogos e brincadeiras na educação infantil
  • Jogos e brincadeiras na educação infantil.
  • Jogos e brincadeiras na educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!