Jogos e brincadeiras na educação infantil de 0 a 6 anos

Páginas: 25 (6159 palavras) Publicado: 16 de março de 2011
CAPÍTULO I

1 OS JOGOS E BRINCADEIRAS NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Neste capítulo relataremos um breve histórico sobre jogos e brincadeiras na educação infantil, desde a sua origem, na idade contemporânea.

1.1 Os Jogos e Brincadeiras na sua Origem

Os jogos tornaram-se prática no século XVI e os primeiros estudos foram realizados em Roma e Grécia, destinados ao aprendizado dasletras. Na mesma época, com o advento do cristianismo, os jogos tiveram uma conotação diferente, pois eram vistos como atos delituosos, ocorrendo assim, a decadência dessa atividade.
Na época do Renascimento, o jogo perdeu esse caráter reprovativo e voltou à sua idéia original, quando passou a fazer parte do cotidiano dos jovens como diversão.
No Dicionário Aurélio (1998) a palavra jogo, nolatim “incus”, quer dizer: diversão, brincadeira. No Dicionário de Língua Portuguesa Aurélio, a definição de jogo é: brinquedo, divertimento, exercício ou passatempo recreativo.
Para Rosenberg (1989) A socialização que se buscam as instituições específicas para crianças da pré-escola, contribuem no desenvolvimento prático educativo coletivo. A creche inevitavelmente transmite e interage comoalternativa para a socialização e a educação extra-lar da criança.

Hughes (1925) ressalta que os jogos são resultados de suas próprias decisões e motivações, permitindo a expressão aos atos das crianças:

Froebel é o reformador pedagógico que fez mais que todos os restantes juntos, por dar valor à educação, ao que os alemães chamam "método de desenvolvimento pela atividade espontânea", que permiteplena expressão, porque os atos da criança que joga são o resultado de suas próprias decisões e motivações e não obediência ao mando ou sinal do mestre. (FRÖEBEL, 1925, apud HUGHES, p. 194)

Segundo Kishimoto (1998) Fröebel foi o primeiro a introduzir a brincadeira no contexto infantil, pois foi o criador do “Kindergarten" jardins de infância. Ele argumentava que na educação inicial da criançao brinquedo é um processo essencial, principalmente na educação pré-escolares, pois ele considerava que a criança desperta suas faculdades próprias mediante estímulos. Esta proposta revolucionou a educação infantil.

1.2 Os Jogos e Brincadeiras na Idade Contemporânea

Seguindo o percurso da história, na idade contemporânea os jogos e brincadeiras torna-se fundamental à educação infantil.
ParaPiaget (1977) a brincadeira é a conduta livre e espontânea, onde a criança expressa sua vontade e prazer. Quando brinca, a criança assimila o mundo a sua maneira, sem compromisso com a realidade, pois sua interação com o objeto não depende de sua natureza, mas da função que a criança lhe atribui, é o que Piaget chama de jogo simbólico. Ele acredita ainda que os jogos são essenciais na vidada criança. De início tem-se o jogo de exercício que é aquele em que a criança repete uma determinada situação por puro prazer, por ter apreciado seus efeitos.
Segundo Makarenco (1981) o aprendizado infantil tem um processo contínuo no seu desenvolvimento de construção e reconstrução no desempenho das atividades educacionais. O mesmo relata que, a educação do jogo e da brincadeira, exige sempreque se estimule na criança a aspiração a um prazer mais integral, que eduque a imaginação e o impulso intelectual.
O jogo e a criança caminham juntos, desde o momento em que se fixa a imagem da criança como um ser que brinca. A atividade lúdica incorporada à vida da criança possibilita a preparação para a vida; a liberdade de ação; prazer obtido; possibilidade de repetição das experiências erealização simbólica dos desejos. Compreender melhor esses significados nos remeterá a importância de incluir o lúdico em nossa prática pedagógica.
Vygotsky (1998) comenta que a brincadeira faz parte da vida social da criança e sua importância na educação:

A brincadeira infantil é entendida como atividade social da criança, cuja natureza e origem específicas são elementos fundamentais para a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Jogos e Brincadeiras de 0 a 6 anos
  • JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE 4 A 5 ANOS
  • jogos e brincadeiras na educação infantil
  • O jogo e a brincadeira na educação infantil
  • Jogos e brincadeiras na educaçao infantil
  • Jogos e brincadeiras na educacao infantil
  • Brincadeiras e jogos na educação infantil
  • Brincadeiras e jogos na educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!