Jogos e brinacadeiras na educação infantiu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1677 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
KELY BRANCALIONE
TURMA PED 6731

RELATÓRIO DE ESTÁGIO I

Videira – SC
2011

VIDEIRA
2010

Centro Universitário Leonardo Da Vince

ESTÁGIO EM GESTÃO ESCOLAR

KELY BRANCALIONE
TURMA PED 6731

RELATÓRIO DE ESTÁGIO I

Relatório de Estágio I do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Leonardo da Vinci, realizado na Creche LuísAntônioFaccio, junto à turma PED 6731.

VIDEIRA05/04/2011
SUMÁRIO

1 TEMA 03
1.1 INTRODUÇÃO 03
1.2 OBJETIVO GERAL 04
1.3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 04
1.4 JUSTIFICATIVA 04
1.5 METODOLOGIA 05
2 CONTEÚDOS 06
3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 07
3.1 A TEORIA DE JEAN PIAGET (1896-1980) 07
3.2 A TEORIA PSICANALÍSTICA DE FREUD (1856-1939) 07
4 CRONOGRAMA 08
5 CRONOGRAMA 09
6 CONCLUSÃO 10


1TEMA

Jogos e Brincadeiras na EducaçãoInfantil.

1.1 INTRODUÇÃO

Desenvolver atividades de jogos e brincadeiras em Educação Infantil não é nada. Exige ludicidade, dinamismo, alegria e muita disposição.
Por serem crianças pequenas e ainda por não corresponderem de forma motora a muitas atividades, temos que conhecer jogos e brincadeiras diferenciadas para interagirmos com elas.
Entende-se que apesar das brincadeiras terem uma grandeimportância para o desenvolvimento da criança (de 0 a 6 anos) nem sempre está presente no cotidiano de instituições que atende esta faixa etária. Pois, são poucos os profissionais qualificados para essa área e, penetrar no mundo da criança para que ela obtenha mais gosto pelo aprendizado.
Compreende-se que muitas vezes, e em diversas situações, o professor não se sente interessado em desenvolvera atividade lúdica com seus alunos. Preocupa-se muitas vezes, apenas com a aplicação do conteúdo e não procura mudanças.
A tecnologia tem avançado a cada dia que passa, deixando a população mundial cada vez mais dependente destes avanços, mas para as crianças isso pode se tornar um problema, sem noção das causas os pais, estão acostumando com seus filhos horas na frente da TV, ou horas na frentedo computador, sem falar nos vídeo games e outros.
Portanto, a não realização dessas atividades lúdicas no cotidiano da criança, através do desempenho da motricidade encontrado nas (simples) brincadeiras poderá acarretar vários problemas em seu desenvolvimento, possibilitando assim que os mesmos acompanhem até a sua vida adulta.

1.2 OBJETIVO GERAL

Promover uma educação diferenciada, umaeducação capaz de encarar a ludicidade como um fator motivante como uma ligação facilitadora da aprendizagem, estimulando a aprendizagem cognitiva, efetiva e psicomotora dos educandos, que são seres pensantes dotados de emoção e sentimentos interagindo todo o tempo com o social.

1.3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

* Compreender o valor dos jogos e atividades lúdicas na educação infantil.
*Desenvolver estudos sobre situações de jogos e brincadeiras que proporcionem às crianças a estimulação necessária para sua aprendizagem.
* Respeitar os colegas e a professora.
* Incentivar a participação do aluno em todas as brincadeiras.
* Capacitar, planejar e analisar os erros e coordenação motora.
* Promover uma educação diferenciada, uma educação capaz de encarar a ludicidade.1.4 JUSTIFICATIVA

A justificativa desse projeto deve-se a vontade de despertar em educadores o gosto pelo lúdico, isto é, pelo desempenho das brincadeiras nas instituições infantis. E também levar informações aos pais, que não tem noção do quanto o brincar pode ser significativo no desenvolvimento de seu filho.
A brincadeira faz-se “instrumento” fundamental para o desenvolvimentopsicomotor da criança. Devido a isto, cabe aos pais e aos profissionais da educação infantil tomarem consciência de tal importância para que seja desenvolvida educação de qualidade a todos, para que no futuro essas crianças sejam pessoas confiantes e bem sucedidas.

1.5 METODOLOGIA

Este trabalho pretende propiciar a realização da atividade docente na educação infantil no sentido da observação...
tracking img