Jogos e bricadeiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5318 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS AULAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS - AL

Jamerson de Araújo Candido
Roseli Nicácio da Silva

RESUMO

Este artigo tem como tema A importância da inserção do professor de Educação Física nas aulas da Educação Infantil na rede Escolar do Município de Palmeira dos Índios – Al, tendocomo objetivo geral mostrar a importância do professor Graduado em Educação Física ministrando aulas de Educação Física na Educação Infantil. Este tema mostra que o professor graduado em Educação Física é de fundamental mportância na Educação Infantil, pois é onde se dá o primeiro e mais importante passo para o desenvolvimento da criança, é através das aulas de Educação Física em que a mesma começa aconhecer novos movimentos corporais que ao longo de sua vida apresentará uma série de mudanças na sua capacidade de se mover de natureza progressiva e independente. A escolha desse tema surgiu a partir do momento onde foi presenciado que as aulas de Educação Física na Educação Infantil nas instituições Municipais da Cidade de Palmeira dos Índios, não são ministradas por professores com Graduaçãoem Educação Física. A pesquisa teve como base metodológico caráter qualitativo e como instrumentos para coleta de dados a entrevista semi-estruturada contendo 9 (nove)questões, aplicadas a 6 (seis) professores da Educação Infantil. Os dados da entrevista foram avaliados pela análise do conteúdo.
Palavras-chave: Educação Física; Educação Infantil; Jogos e Atividades Lúdicas.

1. INTRODUÇÃOOs jogos e as brincadeiras proporcionam às crianças uma diversidade de experiências, fazendo com que descubram seus próprios limites e enfrentem seus desafios. Assim através do lúdico, as crianças são instigadas a todo o momento a curiosidade e a criatividade, o que favorecerá no seu processo de desenvolvimento, pois potencializam habilidades e competências, que contribuirão no desenvolvimento dasinteligências múltiplas, dos saberes e na construção do conhecimento.

A Educação Infantil é o primeiro e decisivo passo para se atingir a continuidade no ensino com produção e eficiência desejável, tendo como objetivo principal o desenvolvimento da atividade global que é caracterizado pelo prolongamento de experiências de movimentos básicos, facilitando a escolaridade da criança eincorporando-se diretamente em outras fases do desenvolvimento ao longo da vida.
Este trabalho tem como objetivo geral mostrar a importância do professor Graduado em Educação Física ministrando aulas de Educação Física na Educação Infantil. E como específicos: mostrar a importância da inserção do professor de Educação Física na Educação Infantil; identificar as dificuldades que o professor polivalente tem nasaulas de Educação Física; mostrar a importância da ludicidade no processo de ensino- aprendizagem.
Este artigo procura responder ao seguinte problema: de que maneira as aulas de Educação Física estão sendo ministradas pelos professores polivalentes? E que efeito o uso da ludicidade nas aulas de Educação Física tem produzidos no processo de ensino-aprendizagem dos alunos da Educação Infantil?
Apesquisa é de caráter qualitativo, tendo como instrumento a entrevista semi-estruturada, aplicadas a professores da Rede Municipal de Palmeira dos Índios – AL que trabalham com a educação infantil.

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2.1. O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Em muitas instituções municipais percebe-se que as aulas de Educação Física na educação Infantil são ministradaspor professores com formação em Magistério ou Pedagoia. Esse é o principal período de desenvolvimento motor, cognitivo e social da criança, então, o aconcelhavel séria que docentes com graduação em Educação Física ministracem essas aulas, pois os demais professores não têm uma formação especifica para acompanhar corretamente o desenvolvimento dos dicentes.
De acordo com (AYOUB, 2005), refletir...
tracking img