Jogos Vorazes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4398 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
sábado, 17 de março de 2012
Centro de Treinamento: análises da trilogia Jogos Vorazes


Bom dia (boa tarde, boa noite), tributos. O terceiro Centro de Treinamento é para os tributos que estão no nível médio ou avançado de treinamento, que em outras palavras significa "leram o primeiro livro ou a trilogia inteira". Spoilers do primeirorolam solto e quando aparecem spoilers dos dois últimos há aviso. Novamente, é um post formado por vários tópicos e você pode escolher o seu "preferido" e ler na ordem que quiser. Ah, e não deixe de ser um voluntário.

Jogos Vorazes abre espaço para tanta discussão que já há vários livros dedicados a isso, posts, conversas em grupo do facebook ou em mesa de bar (...). Então, logicamente, éimpossível abordar tudo em um só post. Aliás, até na edição final desses tópicos saiu muita coisa (Katniss é um garoto? Ficção científica?! Dominação alienígena?). Mas eu acredito que nós conseguimos juntar 5 tópicos interessantes e que fazem a gente (re)pensar a história. 


Os fenômenos da literatura jovem

Jogos Vorazes como todo grande bestseller, mistura elementos diferentes dentro de um novo contexto.Harry Potter trouxe uma nova visão sobre a bruxaria e utilizou isso como algo legal e possível no mundo atual, criando um universo gigante. Crepúsculo pegou os temíveis vampiros que protagonizavam em histórias sangrentas e os colocou de fundo em um romance atual com todo aquele clima de escola. Já Jogos Vorazes os gladiadores são retirados do passado e jogados dentro de uma arena em um futurodistópico, que é o contexto de um livro que fala de sobrevivência e traz a realidade sob uma nova perspectiva. (ufa! ah, não, calma aí. faltou dizer que também tem ficção científica)

Só por isso, dá para imaginar como Jogos Vorazes se destaca. Não estou nem dizendo que um é melhor do que o outro, mas que ele tem um diferencial. Além de vários elementos misturados, é um livro que, mesmo estando aolado desses dois e muitos YA, tem um tom mais pesado e adulto. Isso porque Suzanne Collins não se concentrou apenas em criar um mundo legal e trazer valores para os jovens (ela não precisou, já tinham feito isso), a autora procurou nos ensinar sobre a realidade. Ela quis dizer: o mundo é lindo, maravilhoso (ou não), as consquistas são ótimas, mas há um longo caminho. Ela quis mostrar a guerra nãocomo o jornal (que traz supostamente a realidade) ou a maioria dos filmes fazem, quis mostrar do ponto de vista de quem participou. 

Uma diferença substancial desse tratamento pode ser vista comparando os finais de Harry Potter e Jogos Vorazes, ambos com guerra. O último livro de HP é quase um massacre quartenário sozinho (Katniss tem sorte da J.K. Rowling não ser uma gamemaker), mas no finalquando o do mal perde e tudo fica bem, nós não sentimos nem metade dessa perda. Na verdade, nós temos até dois epílogos bem parecidos e que trazem um toque de esperança, mas um faz você sorrir e se animar enquanto o outro te faz sentir a imensidão de tudo o que aconteceu. Nós estamos muito acostumados a ver a guerra do nosso país (ou nosso lado) como a nossa guerra e achar que tudo ficar bem para opaís é ficar bem para gente, a visão que Jogos Vorazes trouxe é justamente o contrário: tudo bem que melhorou, mas e o nosso lado? (Suzanne Collins simplesmente picotando anos de ideologia criada pela mídia)
*novamente: não estou dizendo que um ou outro é melhor. eu adoro os dois finais (mentira, eu queria saber mais sobre a Luna).

Qual é o seu distrito? Qualquer um. 

Algo que me chamou atenção foiquando começaram a circular os testes de "qual é o seu distrito?". Eu fiz um com algumas perguntas de acordo com a personalidade que me mandou para o Distrito 3. Sei lá, talvez quem goste de carvão vá para o 12. Ou quem goste de uma praia fique no 4. Esses testes, claramente, são uma herança de séries como Harry potter ou Percy Jackson, em que você vai para a sua casa ou encontra o seu pai de...
tracking img