Jogos proibidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
JOGO DAS CORES PROIBIDAS - VYGOTSKY


OBJETIVOS
1. Verificar a habilidade da criança na utilização de instrumentos e signos (mediadores) culturais como auxiliares na lembrança (memória) de instruções em situações de jogos;
2. Observar a existência e a frequência da fala egocêntrica usada pela criança na tentativa de dirigir e organizar suas ações;
3. Observar como a capacidade dascrianças de memorizar instruções, oferecidas em três situações de jogo, vai se construindo no decorrer de seu desenvolvimento físico e intelectual.

CRITÉRIO PARA SELEÇÃO DOS SUJEITOS
4. 1 criança com idade entre 5 e 10 anos
5. Compreender as regras do jogo; conhecer as cores do jogo

MATERIAL E MÉTODO
( Material (confeccionar): Oito cartões nas cores - azul, vermelho, verde, amarelo,laranja, marrom, branco, preto; roteiro com as perguntas.

( Regras do Jogo: O jogo consiste em pedir à criança que responda a um conjunto de questões relativas a cores, seguindo dois tipos de instruções: não mencionar duas cores estabelecidas no início como proibidas; não repetir cores que já tenham sido mencionadas antes, no decorrer da tarefa. Então, a criança deve seguir rigorosamente asduas regras acima: responder as 18 questões sem falar as cores proibidas e sem repetir as cores já faladas. A criança deve ser orientada a responder “eu não posso falar essa cor”, para as situações em que ela seja proibida ou repetida. As três tarefas devem ser aplicadas individualmente numa única vez.

ETAPAS DO JOGO:
6. TAREFA 1 - Jogo SEM cartões auxiliares e SEM ajuda dos pesquisadoresResponder a um total de 18 questões sem repetir cores e nem falar as duas cores proibidas.
7. TAREFA 2 - Jogo COM cartões auxiliares e SEM ajuda dos pesquisadores
As regras são as mesmas da tarefa 1; no entanto, fornecer à criança 8 cartões coloridos que pode ser utilizado da forma que desejar. Sinalizar para a criança que os cartões podem ajudá-la a ganhar o jogo.
8. TAREFA 3 - Jogo COMcartões auxiliares e COM ajuda dos pesquisadores
Os pesquisadores sugerem o uso dos cartões com o objetivo de ganhar o jogo e mostram à criança, por exemplo, como virar o cartão da cor correspondente na medida em que cada uma é mencionada. Entre uma questão e outra, são feitas outras questões para não “cansar” a criança.

ANOTAÇÃO PARA ANÁLISE DOS RESULTADOS:
• A (erro - falar as cores proibidas),B (erro - falar cores repetidas); C (resposta certa); D (outras ocorrências – especificar no relatório).

ITENS DO RELATÓRIO:

( Capa com nomes, RAs, curso, semestre, período, campus, disciplina, prof. responsável, título do trabalho, cidade, data.

( Corpo do trabalho com:

• Introdução:

- Objetivo do jogo;

- Descrição do sujeito (iniciais do nome, idade, sexo,escolaridade).

- Local da pesquisa, quem jogou, quem anotou, quem observou.

- Material utilizado e Regras do jogo (procedimentos de aplicação).

• Análise dos resultados:

- Transcrição do questionário com respostas e tipo de erro/acerto (TABELA).

- Gráficos dos erros e acertos de cada etapa (em “colunas” ou tipo “pizza”)

- Análise comparativa de erros e acertos das 3 etapas;indicação e análise do uso de mediadores e ocorrência de fala egocêntrica (como descrito em “Objetivos”) e outros comentários/observações sobre o experimento.

- Resposta às questões a baixo indicadas


































• Conclusão: relação entre respostas às questões itens 1 e 2 e possíveis conclusões sobre o atual momento do desenvolvimentoda criança.

• Bibliografia (idem item abaixo + outras que consultarem)





BIBLIOGRAFIA BÁSICA PARA REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE:

MALUF, M. R; MOZZER, G. N. S. Operações com signos em crianças de 5 a 7 anos. In: Psicologia: Teoria e Pesquisa. Brasília, vol. 16, nº 1, jan./abr. 2000. Disponível em: www.scielo.br/pdf/ptp/v16n1/4389.pdf




OLIVEIRA, M. K. Vygotsky. Aprendizado e...
tracking img