Jogos olimpicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2104 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
Introdução 2
Pierre Coubertin 3
Pensamento de Coubertin 3
Jogos Olímpicos de Atenas 1986 5
Jogos Olímpicos de Paris 1900 7
Jogos Olímpicos de Saint Louis 1904 9
A implantação do Movimento Olímpico em Portugal 10
Conclusão 11
Bibliografia 12

Introdução

Este trabalho consiste em estudar e explorar o trabalho e as ideias de Pierre de Coubertin.
Percebemos quais ideaisque o inspirou, percebemos que era um admirador da educação, do desporto e que tinha uma atracção pela antiga cultura Grega, o que o levou a querer trazer para este mundo moderno os jogos Olímpicos da antiga Grécia.
Conseguimos então entender quais os seus pensamentos para realizar este seu sonho, e compreendemos todas as dificuldades que ultrapassou para organizar este invento e todos osproblemas que teve de resolver durante e o após as primeiras edições dos jogos Olímpicos.

Pierre Coubertin

Nascido na capital Francesa (Paris) no dia 1 de Janeiro de 1863, tendo falecido a 2 de Setembro de 1937 em Genebra (Suíça), sendo enterrado em Lousanne (Local da sede do Comité Olímpico Internacional).
Descendente de uma família aristocrática, foi um pedagogo e historiador Francês tendoficado para a Historia como o fundador dos jogos Olímpicos da era Moderna.
Estudante de Arte, Filosofia e direito era também apaixonado pela educação e pelo desporto inclusive praticou desportos como: Boxe, Esgrima, Remo e Equitação.
Entre os 17 e os 24 anos de idade viajou por vários países tais como: Inglaterra, Canadá e E.U.A para estudar a influencia que a educação física tinha nodesenvolvimento do carácter do individuo.
Esta Paixão pelo desporto levou a que em 1887 tenha fundado em Paris a “ União dos Desportos Atléticos”
Esta forma de pensar de Coubertin incentivou a organizar em 23/Junho de 1894 um congresso a realizar-se em Sorbonne (Paris).
A ideia principal deste congresso era devolver ao Mundo os novos Jogos Olímpicos inspirados nos que se realizavam na Grécia Antiga a 6 deAbril de 1896 em períodos de quatro em quatro anos e que por sinal foram um sucesso com a participação de 13 Nações.
Após a realização dos jogos de 1896 na Grécia Demetrius Vikelas abandonou o cargo de presidente da COI, sendo desta forma substituído por Coubertin, que era até então o Secretário-geral
Pensamento de Coubertin

Coubertin, demonstrou em diversas ocasiões a sua forma de pensar. Em1918, em plena primeira Guerra Mundial, mudou a sede do Comité Olímpico para Lousanne, talvez pela incompreensão dos seus compatriotas e também pelo desejo de universalizar o seu movimento Olímpico.
Coubertin inspirava-se muito na cultura Grega, que punham o desporto ao nível da educação e valorizavam o equilíbrio entre a mente e corpo Coubertin, visionava no boxe o ideal que queria transmitiraao Mundo, em que entregamos crianças ao boxe e dai saiam homens, tanto fisicamente como mentalmente. Ele fundamentalmente vê o desporto como pedagogia e formação de carácter.
O seu ideal humano baseia-se em algumas das suas celebras frases “ Mens férvida in corpore lacertoso” (mente cultivada num corpo treinado) ou “ força muscular, força cerebral”, esta junção resulta no ser humano ideal.
Eleconsidera que o desporto, tem grande responsabilidade no desenvolvimento educativo, pessoal e social.
Ele defende que muitos triunfos das sociedades, de certa forma não teriam acontecido sem o desporto. Com isto ele tinha grande confiança nas capacidades do desporto Olímpico construíram para a paz Mundial, no entendimento entre as sociedades.
Para Coubertin desporto não é um jogo, já queconsidera que no desporto existe progresso e risco, características que são alheias ao jogo.
A ideia do risco no jogo, era importante para Coubertin, por isso vai contra a ideia da moderação, defendendo que no desporto tem de haver liberdade e confiança na moderação natural dos atletas. Em forma de resumo, Coubertin considera o desporto o principal veiculo para a formação do carácter da pessoa, isso...
tracking img