Jogos negocio fgv

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1513 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
A Empresa 3 – Guarulhos_T01_EQ3 do Grupo ACR27 do Jogo de Negocios Strategy Business Simulation, desempenho no período de nove meses sua estratégia de mercado, na qual focou-se nos produtos: notebook e workstation.
No periodo de nove meses, sendo um teste, a empresa tomou 20 decisões de mercado que envolviam às areas de Marketing, Finanças, Operações, Pessoas e Projetos. A estratégiaconsistia na distribuição de fatores para os seguintes critérios: valor de mercado (ações), retorno do sobre o patrimonio liquido (%), parcela de mercado (reais) e lucro total, foram atribuidos os sequintes pesos, 2, 2, 1 e 5, respectivamente. Os resultados foram extratificados em dois quadrimestres de avaliação da estratégia, podendo ser modificada após a avaliação.
Obtendo resultado satisfatórioentre os 500 concorrentes, ocupando a colocaçãso de 232, no ranking geral.
Palavras-chaves: jogos de negócios, estratégia e resultado.

INTRODUÇÃO
Os jogos de negócios são simulações experimentais de situações reais do ambiente empresarial, com o objetivo de fornecer bases para a construção de competências essencias para a gestão no aluno, sem comprometer recursos reais de uma empresa.
OStrategy propõem um ambiente empresarial de reserva de mercado de microcomputadores, focado na tomada de decisão em Produção e Vendas de três diferentes produtos, são eles: desktop, notebook e workstation.
O mercado do jogo de negocios é composto por 500 empresas em todo o Brasil, divididas em grupos locais de oito empresas. Nesse ambiente as decisões seriam avaliadas e rankiadas, a partir decriterios estabelecidos em: valor de mercado (ações), retorno do sobre o patrimonio liquido (%), parcela de mercado (reais) e lucro total.
A Empresa 3 – Guarulhos_T01_EQ3 do Grupo ACR27 foi formada pelos seguintes gestores e suas respectivas areas de atuação:
* Giovane Garcia – Gestão de Projetos
* Horácio Festa – Gestão de Finanças
* Joaquim Alfani Neto – Gestão de Marketing
* JoséErlan Dias – Gestão de Operações
* Leticia Lima Conde – Gestão de Pessoas
Como estratégia de mercado, a Empresa adotou o conceito de diferenciação de produto, investindo em tecnologia para os Notebooks e Workstations, levando-nos à adotar as seguintes decisões:
* Diminuir investimento de propaganda em Desktops e aumentar em Notebooks e Workstation.
* Aumentar o investimento em pesquisa edesenvolvimento para melhoria no diferencial tecnológico.
Para concretizar estas decisões atribuímos os fatores para os índices de avaliação de desempenho, extratificamos como segue:
* Lucro Total – Peso 5
* Valor de Mercado (Ações) – Peso 2
* Retorno sobre o patrimônio Liquido – Peso 2
* Parcelas de Mercado – Peso 1
O trabalho a seguir demonstrará os resultados obtidos nos oitomeses de atuação da Empresa e as consequências das decisões tomadas.



ANÁLISE DO 1º QUADRIMESTRE
Controles implantados:
* Controle de mão de obra buscando maximizar a produção sem ultrapassar o limite de horas de trabalho disponíveis.
* Controle de produção do mês seguinte baseado no estoque do mês anterior buscando minimização de estoque por demandar alto custo.
* Controle doinvestimento em pesquisas de forma contínua a partir do mês de Março.
* Controle no setor de RH prevendo aumento salarial periódico e iniciado em Abril.

Práticas Adotadas:
- Política de produção: adequar capacidade de máquina e número de trabalhadores de acordo com a previsão de produção e baseado na quantidade de peças em estoque. Demos preferência por aluguel de máquinas no momentoque foi necessário aumentar a produção e demissão de funcionários para economizar em mão de obra ociosa.
- Política de Investimentos: aposta na redução de investimento em Propaganda e Promoção no segmento de Desktops para favorecer o investimento em Notebooks e Workstation.
- Política de RH: Aumento salarial de 2% no final do quadrimestre buscando melhorar a imagem da empresa perante seus...
tracking img