Jogos motores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3415 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MOTOR

O Pulo do Sapo
Marcar no pátio as linhas de partida e chegada. Ao sinal dado, os participantes, em posição de sapo (de cócoras), devem sair pulando até a linha de chegada. Vence aquele que chegar primeiro.
Material: Giz de quadro negro

Corrida ao Contrário
Traçam-se duas linhas (sendo uma o ponto de chegada e a outra o de partida). Ao sinal dado, todos os participantes estarão decostas e iniciarão uma corrida. O participante que chegar primeiro deverá voltar correndo de frente até o ponto de partida. Quem chegar primeiro será o vencedor.
Material: Giz de quadro negro

Corrida do Cachorrinho
Marcar um ponto de partida e outro de chegada. Os participantes devem imitar a posição de cachorro, alinhando-se na partida. Ao sinal, saem depressa em direção à linha de chegada.Quem chegar primeiro será o vencedor.
Material: Giz de quadro negro

Corrida de Dois
As crianças dão as mãos e não podem se soltar. E assim correm, pulando até a linha de chegada. Vencem os dois que primeiro atingirem a linha de chegada.
Material: Giz de quadro negro

Pique com Bola
Formar um círculo com todas as crianças, com espaço entre elas. Uma será escolhida para ficar no meio docírculo com uma bola. Dado o sinal, a criança jogará a bola para qualquer colega e em seguida sairá do seu lugar. Este toma a bola, corre para o centro do círculo e continua a brincadeira. A quantidade de bolas poderá ser aumentada durante a execução da atividade.
Material: Bola

Pique Bandeira
Formam – se dois grupos, compostos cada um de número igual de crianças. Risca – se uma linha nochão para dividir o campo. Cada grupo tem uma bandeira, simbolizada por uma garrafa plástica ou qualquer outra coisa. Essa bandeira é colocada no fundo do campo ou então, a uma distância de oito passos a partir da linha divisória. O objetivo da brincadeira é tentar apanhar a bandeira do grupo oponente e correr de volta para o próprio campo. Para isso, invade – se o campo inimigo. Os donos do campoinvadido devem perseguir os invasores e tentar colá – los, isto é, alcançá – los com a mão. Quando isto acontece, quem está colado só pode ser libertado por um companheiro que também tem de tocá – lo com a mão.
Material: Giz de quadro negro e garrafa plástica

O mestre mandou
Nessa brincadeira, as crianças devem seguir só as instruções que forem precedidas pela frase: “Meu mestre mandou...”.Por exemplo: “Meu mestre mandou pular”.
Material: Nenhum

Toca do coelho
Dispor bambolês no pátio de forma que fique uma criança em cada um e que sobre uma fora do bambolê. Ao sinal do professor, as crianças deverão trocar de toca, entrando uma em cada. Sempre sobrará uma criança fora da toca.
Material: Bambolês

Buldogue ou tubarão
Risca – se duas linhas, as crianças deverão permaneceratrás de uma das linhas, ficando só uma das crianças no meio que será denominada buldogue, ao comando do professor os alunos que estão atrás da linha deverão correr para a linha que está do outro lado, a criança do meio deverá colar o máximo de crianças possível, cada nova criança que é pegue entra para a equipe de buldogues até que sobre apenas uma que será a campeã da partida.
Material: Giz dequadro negro

Carniça
Consiste num alinhamento de crianças, em rápido deslocamento, uma – a - uma, pulando sobre as costas dos companheiros parados, curvados, apoiando as mãos nas coxas. Pulada a última carniça, o jogador corre e pára adiante, esperando que os demais saltem sobre ele. É sempre revezado.
Material: Nenhum

Amarelinha
Brincam quantas crianças quiserem e cada uma tem suapedra (que poderá ser representada por qualquer outro objeto). Quando não disputam na fórmula de escolha gritam: - Primeira! (será a primeira a começar) Segunda! Quem falar em segundo lugar será a segunda, assim sucessivamente.
Desenham-se no chão as quadras da amarelinha, começando com o céu, 123456789 e 10 e inferno. Joga se a pedra na 1ª quadra, não podendo pular nela. Vai com um pé só...
tracking img