jogos ludicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (990 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O ser humano, em todas as fases da vida, está sempre descobrindo e aprendendo coisas novas por meio do contato com outro, nascemos para aprender, descobrir e querer novos conhecimentos. A educaçãolúdica está distante da concepção ingênua de passatempo, brincadeira sem nexo , diversão superficial é uma ação inerente na criança, brincando ou melhor jogando , a criança se cobra, se interessa eaprende muito mais.
Educar ludicamente tem significado muito importante e está presente em todos os segmentos da vida, desenvolvendo inúmeras funções cognitivas e sociais. Os jogos constituem sempre umaforma de atividade ao ser humano. Entre os primitivos, as atividades de dança, caça, pesca, lutas, eram uma forma de sobrevivência, mas muitas vezes o caráter de divertimento e prazer natural.
Paraos pensadores Wallon, Dewey, Leif, Piaget, a atividade lúdica é praticamente obrigatória nas atividades intelectuais e sociais superiores, por isso indispensável à pratica educativa.
Considerando arealidade em que vive a criança e a interação do adulto para com ela, não se pode esquecer que o brinquedo torna-se hoje, um jogo de consumo numa sociedade que propõe qualquer objeto para serconsumido como brinquedo.
Os jogos que as crianças participam, inventam, se interessam, enriquecem os esquemas perceptivos(visuais, auditivos, sinestésicos), operativos(memória, imaginação, lateralidade,representação, análise, síntese) que combinam com a coordenação motora.
Uma educação que envolva os aspectos lúdicos do jogo/brincar se distancia das concepções tradicionais que priorizam o repasse deconteúdos, a disciplina e o ordenamento sistêmico.
Muitas crianças na faixa etária de sete a doze anos parecem não demonstrarem desenvolvimento sócio-afetivos, cognitivos e psicomotores suficientespara dar continuidade, com sucesso, ao seu processo de desenvolvimento. Tal deficiência parece caracterizar-se pela falta de jogos e atividades lúdicas. Pois, a criança hoje em casa permanece horas...