Jogos lucidos aplicados no desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3345 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FNC - FACULDADE NOSSA CIDADE
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA


Israel Silva Alves R.A 2488
Leiviane Oliveira de Jesus R.A 2029
Ricardo Alexandre Pereira R.A 1897



JOGOS LÚDICOS APLICADOS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL – CRIANÇAS DE 06 À 12 ANOS





CARAPICUIBA
2011

FNC - FACULDADE NOSSA CIDADE
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Israel Silva Alves R.A 2488Leiviane Oliveira de Jesus R.A 2029
Ricardo Alexandre Pereira R.A 1897


JOGOS LÚDICOS APLICADOS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL – CRIANÇAS DE 06 À 12 ANOS


Trabalho apresentado à Professora Meire Patrícia Domingues do curso de Licenciatura em Educação Física, para a obtenção de nota na disciplina de Técnicas de Pesquisa e Estudo.


CARAPICUIBA
2011
Resumo
Inicialmente é necessáriosaber que esta pesquisa consiste em frisar a importância dos jogos de caráter lúdico no desenvolvimento infantil, pois através destes jogos a criança desenvolve o lado Afetivo, Cognitivo e Motor sem se preocupar com resultados, afinal a brincadeira é sua principal atividade e através dela, sem se dar conta, ela desenvolve e forma seu caráter para uma vida adulta. A realização desse trabalho vemconhecer novas metodologias de ensino que auxiliarão os Professores em um excelente planejamento e trabalho do desenvolvimento físico e intelectual das crianças, qual deve ser a influência dos jogos que são trabalhados com essas crianças para ampliar o desenvolvimento físico e intelectual das mesmas e qual a forma mais adequada para o professor ou educador trabalhar com o lúdico das criançasutilizando os materiais oferecidos pela própria escola. Esta pesquisa busca também mostrar a importância de se trabalhar de forma ampla para auxiliá-las em seu crescimento. Os Jogos contribuem de forma ativa na vida dos seres humanos desde os povos primitivos, onde a dança, caça, luta, pesca, já eram usadas como modo de sobrevivência e também com caráter de prazer e diversão entre eles, segundo ospensadores a atividade lúdica é essencial para o desenvolvimento intelectual e social das crianças, por este motivo é importantíssimo para a pratica educativa, sendo assim este artigo vem analisar as formas utilizadas pelos educadores para tal desenvolvimento das crianças e incentivar cada vez mais o uso de jogos lúdicos, uma vez que é brincando que se aprende.



Palavras-Chave: Jogos lúdicos /Desenvolvimento Infantil / Crianças.






SUMÁRIO

Introdução p.05
Capitulo 1. Jogos Lúdicos p.06

Capitulo 2. Crianças de 06 à 12 anos p.09

Capitulo 3. Os jogos lúdicos inseridos no desenvolvimento infantil p.11
3.1 Jogo Lúdico – Mico Alfabético p.13
3.2 Jogos e o Computador p.14
3.3 Jogo Lúdico Virtual: Desenho coletivo p.14Considerações Finais p.16
Referências bibliográficas p.17






Introdução
Este artigo tem o propósito de reflexão, e consequentemente fazer o leitor repensar nas práticas pedagógicas. Ter um novo olhar para o jogo lúdico na aprendizagem escolar, como um passo importante para o desenvolvimento da criança. Para termos futuros críticos, devemos estimular a criança, dando a elas condiçõesde desenvolvimento preparando-as para ser um adulto transformador. Se a brincadeira e os jogos estavam inerentes desde os povos primitivos, é porque o ser humano exige essa troca de conhecimento e de inteiração na sociedade, sendo que essa exigência perdura até os dias de hoje.
Para tanto, trataremos dos Jogos lúdicos aplicados no desenvolvimento infantil ligados às crianças de 06 a 12 anos, ondebuscamos embasamento bibliográfico em monografias de conceituados autores como: Tizuko Morchida Kishimoto, Celso Antunes, Lino de Macedo, Maria da Glória Lopes entre outros.
Por ser um tema amplo com ramificações distintas, decidimos ser mais específicos especulando se a criança aprende brincando e posteriormente se o jogo seria só uma brincadeira ou transformaria o conhecimento em uma...
tracking img