Jogos enteroparasitoses

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4462 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A LUDICIDADE COMO RECURSO DIDÁTICO PARA APREENSÃO DO CONHECIMENTO SOBRE ENTEROPARASITOSES

Autor: Luciana Aquiles Sleutjes
Orientador: Rosilda kovaliczn
RESUMO
Observa-se que no ensino de Ciências as aulas expositivas, pautadas natransmissão de informações pelo professor que visa a assegurar a memorização do conteúdo, ainda são muito freqüentes no Ensino Fundamental. O ensino de ciências ainda sofre a influência da abordagem tradicional do processo educativo, na qual prevalece à transmissão de conhecimento, a dissociação entre conteúdo e realidade. A incorporação de jogos na prática pedagógica desenvolve diferentescapacidades que contribuem com a aprendizagem, aproxima o aluno do conhecimento e também possibilita que o mesmo seja capaz de construir o seu próprio conhecimento científico de modo a torná-lo mais próximo de sua vida. Nesse sentido, o jogo e as atividades lúdicas ganham um espaço como ferramenta ideal da aprendizagem, na medida em que propõe estímulo ao interesse do aluno, desenvolve níveis diferentes deexperiência pessoal e social, ajuda a construir suas novas descobertas, desenvolve e enriquece sua personalidade, e simboliza um instrumento didático que leva o professor à condição de condutor, estimulador e avaliador da aprendizagem. Dessa forma, a elaboração deste artigo pretende ressaltar a importância do ”Lúdico e das atividades lúdicas” e como eles podem modificar o ensino de ciências emsala de aula, de buscar através dessa proposta pedagógica maneiras inovadoras de fazer com que o aluno se interesse pelo conteúdo transmitido. Esse trabalho foi desenvolvido com alunos da 6ª série do Ensino Fundamental, do Colégio Estadual Major Vespasiano Carneiro de Mello, na cidade de Castro – Pr, com o objetivo de avaliar o processo de ensino e aprendizagem em Ciências por meio de jogoseducativos e atividades lúdicas adotados no conteúdo as “Enteroparasitoses”.
Palavras-chave: Jogos didáticos. Parasitos intestinais. Construção do conhecimento.

1- INTRODUÇÃO
Dentre as propostas alternativas de ensino para ampliar as formas de aprender dos educados destacam-se as atividades lúdicas, caracterizadas pelos aspectos de diversão, maior participação em grupo, e, muitas vezes, temasconstrangedores e difícil abordagem, tornam-se mais prazerosos. As parasitoses intestinais ou enteroparasitoses ainda constituem-se num grave problema de saúde pública, sobretudo nos países do terceiro mundo e países em desenvolvimento, como o Brasil, sendo um dos principais fatores debilitantes da população, comprometendo, como conseqüência, o desenvolvimento físico e intelectual, particularmente dasfaixas etárias mais jovens da população (LUDWIG, 1999).
O impacto do ensino de ciências sobre as questões sociais que envolvem nossos alunos deve proporcionar uma visão mais critica da realidade na qual está inserido, a qualidade da educação se deve ao raciocínio e como ele pode construir o seu conhecimento de maneira que seu espírito criativo se desenvolva para a aplicação na sua vida, do queaprende em sala de aula. Por isso, se o educado se identifica com os conteúdos apresentados na disciplina de ciências desde cedo, mais chances ele tem de se desenvolver, tornando-se parte de um processo educativo que viabiliza a incorporação desse estudante numa sociedade mais crítica e participativa. Costuma-se dizer que, no mundo contemporâneo, o capital mais importante de um país é oconhecimento. O conhecimento, contudo, depende da formação de pessoas capazes de produzi-lo. E num país com as características do Brasil, com um numeroso contingente de crianças e jovens em idade escolar, não é exagerado dizer que este é o bem mais valioso que se tem à disposição, o qual pode se converter em vantagem competitiva se esse potencial for bem aproveitado por meio de uma educação de qualidade....
tracking img