Jogos de Regras na Esucação Infantil

604 palavras 3 páginas
OBJETIVOS DOS JOGOS DE REGRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Crianças de 0 a 03 anos
O objetivo é fazer com que a criança descubra sons, movimentos, tato e formas, melhorando a coordenação motora explorando objetos e utilizando-os para fazer lançamentos encaixe entre outros. A criança também desenvolve confiança em sua capacidade, se expressa através de emoções, sentimentos, desejos e necessidades.
Crianças de 04 a 05 anos
As crianças nessa faixa etária podem ser capazes de: expressar-se com gestos e ritmo corporal, ela começa a adquirir um controle maior do seu corpo usando dinâmicas como as de força, velocidade, flexibilidade, sabendo até onde vai seu limite.
Ainda pode ser capaz de manusear diferentes tipos de objetos para melhorar lançamentos e encaixes, nesta fase inicia a aceitação de regras e a atenção.

O papel do professor
O papel do professor diante o desenvolvimento lúdico tem que ser de confiança, de afetividade, incentivo, elogios, limites colocados de forma sincera, clara e afetiva dando a interação entre adulto e as crianças.
O professor tem que constituir um vinculo com seu aluno e também propiciar o estabelecimento num clima de segurança. Ele deve ainda dar um objetivo para cada atividade , tem que organizar o tempo.
Ambiente
O ambiente para a realização e a afetivação dos jogos e das brincadeiras tem que ser adequado para cada momento, ou seja, tem que atender a necessidade da criança e da ação lúdica que será aplicada. O professor tem que preparar o ambiente antes da entrada dos alunos, tem que verificar se está tudo certo e se não tem nada de objeto diferente que irá atrapalhar o desenvolvimento lúdico. O ambiente pode ser um local fechado ou amplo dependendo da situação. No caso da Educação Infantil é mais prazerozo um ambiente amplo para a exploração dos alunos.

Os jogos nos tempos O jogo propicia a criança mudanças no desenvolvimento passando de um nível para outro mais elevado, ele ajuda o aluno a fixar mais os conteúdos das

Relacionados

  • Pratica pedagógica das serieis iniciais
    15762 palavras | 64 páginas