Jogos de empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1404 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Jogos de Empresas, de Maria Rita Gramigna


Discente: Fabrícia Dias Ribeiro – 7º semestre de Administração – Afirmativo


▪ Capítulo 1

Nos dias de hoje, onde temos tão pouco tempo para o lazer, nossas crianças de divertem frente a computadores de ultima geração, guiados pela emoção de se sentirem parte do jogo, dentro da tela e do cenário. Parece tudo tão novo e moderno, masnão é. Esse sentimento de desejo à simulação está dentro do homem, desde os primórdios da humanidade.
Indícios históricos mostram que as crianças pré-históricas brincavam de se esconder, guiadas pelo instinto de sobrevivência e as da era feudal, imitavam os cavaleiros usando arcos, flechas e espadas para copiar fielmente as grandes batalhas da época.
O homem adulto, inconscientemente,copiou o ato de jogar das crianças. No século XIX, os militares usavam os modelos de simulação com fins de treinamento. Posteriormente no século XX, os Estados Unidos criam métodos de treinamento de executivos usado jogos.
Os jogos estão em toda parte, e eles auxiliaram o homem a evoluir durante a nossa historia.


Mas o que é jogo?


Jogo é toda atividade praticada pormais de uma pessoa, com regras onde estas determinarão quem irá vencer. As pessoas devem participar espontaneamente. Deve ser uma atividade LIVRE. As pessoas só participam se quiserem.


Existem jogos que imitam a realidade. Estes são chamados JOGOS SIMULADOS. Estes copiam as particularidades e detalhes do que é real, o que difere são somente as conseqüências. A melhor forma de se treinaralguém é usando um simulador. Eles produzem o ambiente de interação do jogo, suas reações, efeitos e resultados.

Os jogos nas Empresas


Os jogos simulados podem ser usados nas empresas, retratando situações especificas da área empresarial, assim melhorando as técnicas necessárias para o desempenho das tarefas de cada colaborador, criando processos mais eficazes e assim, melhorandoos resultados.
Para que isso aconteça, durante o jogo as pessoas envolvidas irão participar de várias situações simuladas do seu cotidiano na organização, onde colocarão em prática seus conhecimentos e habilidades. Desta forma será possível identificar precocemente as possíveis falhas, melhorar os processos, alem de proporcionar um relacionamento social dentro da organização mais sadio.O jogo dever ser bem escolhido pelo facilitador. Ele deve apresentar características necessárias para se obter o resultado esperado. O jogo deve ter o máximo de situações semelhantes ao dia-a-dia dos participantes. Os papeis devem ser claros, ou seja, cada participante deve desempenhar uma determinada atividade dentro do jogo. Estes papeis podem ser designados pelo facilitador ou organizadosentre os próprios participantes, conforme preferência.
As regras devem ser postas aos participantes da forma mais clara possível, com linguagem acessível a todos antes do início do jogo e o facilitador pode usar de várias ferramentas para transmitir essas informações, tais como: cartazes, vídeos, flip-chart, etc.


Para estimular a participação dos envolvidos, o jogo deve seratrativo e envolvente, e muito desse resultado, depende do facilitador, de como ele irá propor o jogo. O grau de animo e envolvimento de que convida pra jogar, muito influenciará nos estimulo dos participantes.


Tipos de jogos


Existem vários tipos de jogos que podem ser usados dentro das empresas, tais como, jogos de comportamento, onde é possível trabalhar aspectos comocolaboração, relacionamento, flexibilidade e afetividade. Os jogos de processo dá maior ênfase nas habilidades técnicas dos participantes. Já os jogos de mercado, alem de adotarem as mesmas características dos jogos de processos, aprofunda-se mais nas situações decorrentes do trabalho, como concorrência, terceirização, pesquisa de mercado e negociação.

▪ Capítulo 2


Confúcio disse:...
tracking img