Jogos de empresa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7751 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Manual de Simulação Empresarial
Jogo de Empresas






1. A simulação empresarial


Consiste em um exercício seqüencial de decisão, estruturado sobre um modelo de operação empresarial, em que os participantes assumem o papel de gerentes das empresas, mediante a utilização de um software específico.
No presente caso, o jogo consiste nasimulação de funcionamento de até 9 empresas industriais de pequeno porte, produzindo e comercializando o mesmo produto em um mercado altamente competitivo.
As equipes representam as diretorias das empresas e serão responsáveis pelas decisões envolvendo as suas diversas áreas.
O objetivo da simulação empresarial é, portanto, desenvolver habilidades empresariais aosparticipantes nas áreas de :


▪ Administração geral – proporcionando a integração entre equipes, visão estratégica, conhecimento dos processos internos da empresa e avaliação do ambiente macroeconômico;


▪ Vendas – mediante o estabelecimento de preços e políticas de marketing;

▪ Produção – programando a aquisição de insumos, investindo em pesquisae desenvolvimento e na manutenção e ampliação do parque fabril;


▪ Finanças – elaborando orçamentos, fluxos de caixa , demonstrações de resultado , balanços patrimoniais e analisando resultados contábeis e financeiros.


Os principais benefícios da simulação empresarial para o aprendizado das equipes, são:


▪ Compactação do tempo – asdecisões são tomadas por trimestres, podendo-se facilmente simular as atividades operacionais da empresa durante o período de 2 anos, por exemplo.


▪ Participantes são agentes ativos – neste caso, o professor assume o papel de consultor, orientando as equipes e demonstrando a relação entre as decisões tomadas, os aspectos teóricos e os possíveis efeitos práticos.

▪Aprendizagem baseada em tentativa e erro - os participantes têm a oportunidade de familiarizarem-se com a administração da empresa através da reflexão sobre os erros e acertos cometidos. Neste aspecto, o papel do professor é relevante, no sentido de mostrar aos alunos as razões dos seus sucessos e fracassos.


▪ Visão global e integrada – as decisões necessariamente sãointerrelacionadas , conduzindo o participante a adquirir uma visão global da empresa.



Os resultados da simulação empresarial são determinados pelas interações entre e dentro das equipes participantes. Desenrola-se no contexto da conjuntura econômica que se encontra modelada no computador.
Muito embora o modelo seja basicamente determinístico, os resultados também estarãosujeitos à incerteza uma vez que, "variações ao acaso", e mesmo "a sorte", estarão presentes na simulação, introduzidas tanto pelos participantes quanto pelo fato do sistema usar tabela de números aleatórios na construção dos cenários econômicos..
No jogo os participantes se defrontarão com informações relevantes a respeito da inflação, variações sazonais da demanda e das condiçõesgerais da economia e para obter um bom desempenho, tais informações deverão ser avaliadas com inteligência e tirocínio ao se tomar as decisões relativas às operações da firma.
O presente Jogo de Empresas procura reproduzir a sistemática utilizada para a tributação do lucro. Alguns aspectos importantes do Imposto de Renda são introduzidos na simulação, tais como a possibilidade de seadquirir incentivo para novos investimentos e a utilização da depreciação acelerada..
Para um completo aproveitamento por parte do aluno, o procedimento do jogo de empresa deve se basear no seguinte fluxo de procedimentos:
Figura 1
Dinâmica da simulação
[pic]






Desta forma, as etapas a serem realizadas pelos participantes compreendem :...
tracking img