Jogos culturais e jogos harmônicos como proposta pedagógica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2414 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE
HERNESTO ARAÚJO DE SOUZA

JOGOS CULTURAIS E JOGOS HARMÔNICOS COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA

PORTO SEGURO
2013
HERNESTO ARAÚJO DE SOUZA

JOGOS CULTURAIS E JOGOS HARMÔNICOS COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA
Trabalho de pesquisa apresentado à (...), como avaliação parcial da disciplina (...) do (...) Semestre do curso de (...).
Professor: (...).


PORTO SEGURO
2013
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO
2. HISTÓRIA DA LAMBADA
2.1. Objetivos
2.2. Aplicação
3. HISTÓRIA DO ZOUK
3.1. Objetivos
3.2. Aplicação
4. HISTÓRIA DO DOMINÓ
4.1. Objetivos
4.2. Aplicação
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.

1. Introdução
Observa-se a importância dos jogos para o desenvolvimento da criança e também para o desenvolvimento de alguns valores, bem como noçõescognitivo-psicomotoras, para adultos, esta pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta conjunta de jogos culturais, sendo estes, aqueles jogos que se apresentam como parte da cultura de um determinado povo, como as de lutas, como as danças de salão, futebol, pular corda, podem ser representações de traços de uma determinada cultura; com Jogos harmônicos, jogos que pretendem desenvolver a harmonia em umadeterminada área de desenvolvimento cognitivo, que se implica desenvolvimento lógico, lógico-matemático, psicomotor, dentre outras funções, com a representação através da sinuca, do dominó, xadrez, dama, entre outros. A união destes dois temas, através desta pesquisa, apresenta uma proposta pedagógica estruturada no desenvolvimento de diferentes áreas, mas também, apresentando a história e em quesituações são vivenciados estes jogos.
Tendo em vista a junção dos temas “jogos culturais” e “jogos harmônicos”, foram escolhidos os temas: Lambada, Zouk (culturais) e o Dominó (harmônico). Contudo, antes de apresentar os objetivos que regem a pesquisa, faz-se necessário compreender a história destes jogos.

2 HISTÓRIA DA LAMBADA

Segundo Santana, a Lambada nasceu da junção de ritmos comoo forró e o carimbó, do Nordeste e da Amazônia, respectivamente, com a cumbia e o merengue latino-americanos. A Lambada, para esta autora, “no final de 1989 ela chegou ao auge, e depois se deslocou pelo Nordeste até atingir as areias de Porto Seguro, na Bahia, acomodando-se ali na paisagem então quase desconhecida, na qual se fixavam algumas pessoas inventivas e festivas”. Vindo a se tornarpopular através da música “llorando se fue”, conhecida até hj e regravada em diversas línguas.
Para Santana:
A princípio sua modalidade coreográfica era praticada ao ar livre, nas praias, diante das barracas, dia e noite, transferindo-se posteriormente para as salas de bailes. O que mais encantou as pessoas foi a possibilidade de dançar abraçado ao par, como há muito tempo não se via – uma mutação docarimbó, no qual as pessoas se moviam desembaraçadas umas das outras -, o que também constituía uma forma de ensinar aos jovens a arte de bailar coladinho ao parceiro. Nos outros países esta dança brasileira é mais célebre que o próprio samba.
Até desembarcar no Nordeste, a lambada era reconhecida principalmente pela coreografia dos casais abraçados. Este elemento era tão fundamental que, seestivesse ausente da dança em um concurso sério, o par era imediatamente eliminado. Nesta segunda etapa da lambada, quando ela se dissemina por toda parte, a dança marca presença em vários filmes e programas televisivos, figurando até mesmo em novelas.
Seu caráter espetacular leva os pares a improvisarem passos cada vez mais audazes, incluindo movimentos típicos dos acrobatas. Depois deste frenesi,porém, este ritmo começa a decair e deixa de ser lançado pelas gravadoras. A música eletrônica domina as pistas e substitui a lambada. A dança também perde espaço, mas sobrevive nas praias de Porto Seguro. A sonoridade inovadora que revolucionou os salões no fim dos anos 80 e imprimiu à moralidade novos parâmetros, resiste na sua face coreográfica, moldando-se a outros ritmos.

Pode-se notar...
tracking img