Jogos cooperativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2652 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ADRIANA RAMOS DE ANDRADE










A ÉTICA COMO INSTRUMENTO PARA A TOMADA DE DECISÕES, NOS SISTEMAS SOCIAIS.














FACULDADE ANHANGUERA – CAMPO LIMPO
SÃO PAULO

2012
ADRIANA RAMOS DE ANDRADE










A ÉTICA COMO INSTRUMENTO PARA A TOMADA DE DECISÕES, NOS SISTEMAS SOCIAIS.






Trabalho de Pós-graduação LatuSensu Psicologia Organizacional apresentado à Faculdade Anhanguera, sob orientação da Professora Lauriete E. Lima Rodrigues.









FACULDADE ANHANGUERA – CAMPO LIMPO
SÃO PAULO

2012
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...................................................................................................04

1- definições teÓricaS dos conceitos: ética e ORGANIZAÇÃO.. 05

2- empresacom alma e empresa sem alma....................................... 06

3- O sucesso de uma organização........................................................10

4- Estudo de caso – falta de etica e má comunicação.................12

CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................... .......15REFERÊNCIAS..................................................................................................16
















INTRODUÇÃO



O trabalho apresentado fala da importância da ÉTICA COMO INSTRUMENTO PARA A TOMADA DE DECISÕES, NOS SISTEMAS SOCIAIS.
O trabalho está dividido em quatro etapas, na primeira etapa explicamos a definição teórica dos conceitos de ética e organizações , ou seja, a origem e aimportância da ética dentro das organizações.
Na segunda etapa falamos sobre “Empresas Com alma e Empresas Sem Alma”, cultura aberta e cultura fechada dentro das organizações, nesta etapa apresentamos vários indicadores que caracteriza tais empresas.
Já na terceira etapa nos deparamos com recomendações essenciais para que possamos criar um modelo de gestão de ética e as dimensões queabrangem a ética corporativa.
E para finalizar na quarta etapa temos um Estudo de Caso que trata a falta de ética e a má comunicação dentro de uma organização.











ETAPA 1


DEFINIÇÃO TEÓRICA DOS CONCEITOS: ÉTICA E ORGANIZAÇÕES


A palavra ética é de origem grega derivada de ethos, que diz respeito ao costume, aos hábitos dos homens. Teria sido traduzidaem latim por mos ou mores (no plural), sendo essa a origem da palavra moral.

Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, ÉTICA é "o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto".
De acordo com Maximiano(1992)1 "umaorganização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou o corpo de bombeiros, um hospital ou uma escola são  todos exemplos de organizações."
Acreditamos que paraque uma organização adquira credibilidade junto ao mercado, a Ética seja o fator primordial, ou seja, uma empresa sem ética é uma empresa sem credibilidade.








A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta".(VALLS, Álvaro L.M. O que é ética. 7a edição Ed. Brasiliense, 1993, p.7).ETAPA 2

EMPRESA ÉTICA É EMPRESA COM ALMA
Cite os indicadores de uma empresa sem alma e com alma


Segundo Matos (2010) EMPRESA COM ALMA: Pode ser definida como aquela que busca resultados na valorização humana, por intermédio da competência e da espiritualidade.
INDICADORES DE UMA EMPRESA COM ALMA:


Cultura aberta:
A comunicação flui...
tracking img