Jogo QUImemória Funcional como estratégia de discussão e avaliação do conhecimento de Funções Orgânicas

707 palavras 3 páginas
Jogo QUImemória Funcional como estratégia de discussão e avaliação do conhecimento de Funções Orgânicas

Maria Rúbia V. de Freitas1* (IC), Dyovany O. da Silva1 (IC), Daniela C. P. Silva1 (IC), Gilvanice M. Silva1(IC), Ricardo L. Guimarães1 (PQ), José Ayron L. dos Anjos1 (PQ) *rubiafreitas_8@hotmail.com

1 Universidade Federal de Pernambuco (Campus Agreste). Rodovia Br. 104, Km 59, Caruaru, PE, Brasil.
Palavras-Chave: Jogo, Funções, Aprendizagem
Introdução
Quando se observa a maneira como o ensino de Química Orgânica se desenvolve nas escolas percebe-se que existe uma disseminada e completa falta de interesse dos estudantes pelos conteúdos explorados nessa disciplina.
Diante desse contexto o jogo educativo ganha espaço por de aguçar a motivação do aluno e interação com o objeto de conhecimento, com os colegas e com o professor.
Neste trabalho o objetivo principal do jogo
“QUImemória Funcional” é promover no estudante a superação de um obstáculo observado a aprendizagem referente ao conteúdo de funções orgânicas mais especificamente ao procedimento de observação e correlação grupo funcional-função orgânica, facilitando a compreensão da presença de diferentes grupos funcionais em funções orgânicas mistas e sistematizando o reconhecimento dos grupos funcionais independente da complexidade da estrutura da cadeia carbônica.
O jogo foi aplicado em uma turma de 3º ano do Ensino Médio da EREM Manoel Gonçalves de Lima, Cumaru - PE para avaliar suas potencialidades. A efetividade da ação foi caracterizada a partir da análise das falas dos alunos transcritas a partir de videogravações.
O jogo QUImemória Funcional contém 40 cartas referente a 10 classes funcionais, e o objetivo do jogo será descobrir todas as combinações dos pares a partir da junção da estrutura com o nome da classe funcional.
Resultados e Discussão
Na aplicação os alunos se dividiram em três grupos, e em cada um havia seis integrantes, o professor/monitor acompanhou o andamento

Relacionados