Jogo da cadeia alimentar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1133 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CADEIAS: 1. ALGAS -> ARTÊMIA -> TAINHA -> HOMEM

2. CAPIM -> GAFANHOTO -> SAPO -> BOIPEVA

3 TRIGO -> GAFANHOTO -> GALINHA -> RAPOSA

4 ALGAS -> LAMBARI -> TRAÍRA -> HOMEM 5. MILHO -> RATO SILVESTRE -> CORUJA -> GAVIÃO

plantas do fundo [pic]caramujos [pic]lambaris [pic]peixes maiores [pic]aves da margem



SITUAÇÃO CONSEQUÊNCIA

1. Produtos químicos são lançados nos rios reduzindoa população de algas.

Mostrar que, diminuindo a população de algas, prejudicará os animais que a utilizam como alimento.

2. Inseticidas são lançados na região causando a morte de insetos, como: besouros, joaninhas, gafanhotos, grilos, borboletas etc.

Mostrar que, por exemplo, a diminuição dos grilos prejudicará os animais que o utilizam como alimento e ao mesmo tempo beneficiará o queserve de alimento para os grilos.

3. Uma seca muito forte prejudicou toda a vegetação da região. Mostrar que com a seca diminuirá a quantidade de matéria vegetal disponível (produtores), afetando outros componentes da cadeia.

4. Diminuição da população de traíras, ocasionando uma proliferação exagerada de outros peixes (sua presa). Mostrar que com o aumento dos peixes, a população de suaspresas tenderá a diminuir. Parasitas destruíram certas espécies de vegetais como, por exemplo, couve, milho, trigo e algodão.

5. Mostrar que, diminuindo os produtores (plantas), todos os outros componentes da cadeia serão prejudicados.

6. Uma indústria química lançou resíduos tóxicos nos rios da região, poluindo-os e ao solo, o que prejudicou toda flora e herbívoros do local.
Mostrar que, com apoluição do solo, os produtores serão prejudicados e conseqüentemente todos os outros componentes da cadeia.



Uma cadeia alimentar é constituída pela sequência de organismos que se alimentam uns dos outros, iniciando-se nos produtores e passando pelos herbívoros, predadores e decompositores, por esta ordem.

Ao longo da cadeia alimentar há uma transferência de energia e de nutrientes,sempre no sentido dos produtores para os decompositores. A energia do Sol, captada pelas plantas na fotossíntese, é armazenada nas substâncias que elas produzem, como a glicose. Uma parcela dessas substâncias acaba fazendo parte do corpo das próprias plantas (raízes, caules, folhas, frutos), que servem de alimento para os herbívoros. Em seguida, esse alimento - e a energia que ele contém - étransferido para os demais elos da cadeia

No entanto, a transferência de nutrientes fecha-se com o retorno dos nutrientes aos produtores, possibilitado pelos decompositores que transformam a matéria orgânica em compostos mais simples, pelo que falamos de um ciclo de transferência de nutrientes.

A energia, por outro lado, é utilizada por todos os seres que se inserem na cadeia alimentar para sustentaras suas funções, não sendo reaproveitável. Porque frequentemente cada organismo se alimenta de mais de um tipo de animais ou plantas, as relações alimentares (também conhecidas por relações tróficas) tornam-se mais complexas, dando origem a redes ou teias alimentares, em que as diferentes cadeias alimentares se inter-relacionam.

O primeiro nível trófico é constituído pelos seres autotróficos,também conhecidos por produtores, capazes de sintetizar matéria orgânica a partir de substâncias minerais e fixar a energia luminosa sob a forma de energia química. Os organismos deste nível são as plantas verdes, as cianófitas (algas verde-azuladas) e algumas bactérias que, devido à presença de clorofila (pigmento verde), podem realizar a fotossíntese. Estes organismos são também conhecidos porprodutores primários.

Os níveis seguintes são compostos por organismos heterotróficos, ou seja, aqueles que obtêm a energia de que precisam de substâncias orgânicas produzidas por outros organismos. Todos os animais e fungos são seres heterotróficos, e este grupo inclui os herbívoros, os carnívoros e os decompositores. Os herbívoros são os organismos do segundo nível trófico, que se alimentam...
tracking img