JOGO: AGENTE SOCIALIZADOR E FACILITADOR DA APRENDIZAGEM

1506 palavras 7 páginas
JOGO: AGENTE SOCIALIZADOR E FACILITADOR DA APRENDIZAGEM

INTRODUÇÃO

JOGO: AGENTE SOCIALIZADOR E FACILITADOR DA APRENDIZAGEM

O público alvo foram turmas de 3° ano e de 4° ano, com faixa etária entre 8 e 11 anos. A escola teve como princípio e função básica, a garantia de acesso aos saberes elaborados socialmente, pois estes se constituem como instrumento para o desenvolvimento, a socialização e o exercício da cidadania. Assim, a escola foi o espaço de formação e informação, inserindo o aluno nas questões sociais marcantes, promovendo a apropriação de conhecimentos científicos e redimencionando-o num universo cultural maior.
A observação dos nossos alunos, que permeou nosso trabalho como educadores, nos mostrou que apesar de todo o desenvolvimento científico, a realidade social está posta e a atuação do professor requer uma conotação marcante e ao mesmo tempo desafiante.
A utilização dos jogos nas ações cotidianas da escola foram utilizados como um estímulo desencadeador de interação social e como recurso metodológico ativo e eficiente no processo de aprendizagem.
Para isso, esse projeto visou o uso dos jogos e consequentemente da problematização para ensinar/aprender os conteúdos curriculares, como um instrumento de soluções aos problemas da prática pedagógica. Paralelamente a ação pedagógica direcionada ao ensino da matemática e também decorrente da necessidade observada atualmente em nossa escola, em que nossos alunos apresentaram comportamento inadequado em sala de aula e no horário de recreio e dificuldades no relacionamento interpessoal, propomos trabalhar através de jogos, a disseminação de hábitos e atitude que promoveram interações sociais e que serviu de estímulos ao diálogo, a cooperação, o respeito, a solidariedade, a criação de normas comuns e a valorização das experiências pessoais como atitudes possíveis de serem exercidas, pois o jogo supõe relação social, supõe interação e contribui para a formação de atitudes sociais

Relacionados