Jogar e brincar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4750 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ICPG Instituto Catarinense de Pós-Graduação – www.icpg.com.br 1
JOGAR E BRINCAR
Representando papéis, a criança constrói o próprio conhecimento e, conseqüentemente, sua própria personalidade.
Maria da Conceição Aparecida Leira Ramos
Professora Orientadora: MSc. Irís Weiduschat
ASSELVI - Associação Educacional Leonardo da Vinci
Curso de Especialização em Psicopedagogia
Resumo
Este trabalhotraz uma ampla visão da importância dos jogos e brincadeiras no processo ensino-aprendizagem e na formação da personalidade humana. A conscientização desta importância cabe ao educador, que se torna responsável pela aprendizagem e deve trabalhar a criança em sua múltipla formação, nos aspectos biológicos, sociais, cognitivos e afetivo- emocionais. Através dos jogos e brincadeiras, o educandoencontra apoio para superar suas dificuldades de aprendizagem, melhorando o seu relacionamento com o mundo.
Pela variedade de estímulos que oferecem, pela atmosfera de alegria e encantamento que proporcionam e, principalmente, pela presença de certas normas, o jogo e a brincadeira devem fazer parte do cotidiano escolar nas diversas áreas do conhecimento. Dão ao aluno oportunidade para se desenvolvere atendem às suas necessidades básicas no processo ensino-aprendizagem. A criança precisa brincar, inventar e criar para crescer e manter seu equilíbrio com o mundo. Nos jogos e brincadeiras infantis são reconhecidos os mecanismos de identificação cultural e de formação educativa.
Palavras-chave: brincadeiras e jogos, aprendizagem lúdica e desenvolvimento humano.
1. 1- INTRODUÇÃO
Tãofundamentais ao ser humano como o alimento que o faz crescer são os brinquedos e os jogos. Vão muito além do divertimento. Servem como suportes para que a criança atinja níveis cada vez mais complexos no desenvolvimento sócio-emocional e cognitivo.
O presente artigo surgiu da preocupação com o repensar do processo educacional, onde temos, em nossas mãos, alunos ativos, inquietos e participantes. Épreciso que haja mudanças na preparação desses alunos para a vida e não apenas para o mero acúmulo de informações. É preciso, também, conscientizar o trabalho pedagógico para a importância da formação desses alunos como um todo, com sua afetividade, suas percepções, sua expressão, seu sentido, sua crítica, sua criatividade, seu interior... É possível orientar o aluno a ampliar seus referenciaisde mundo e a trabalhar com todas as linguagens ( escrita, sonora, corporal, dramática, artística, etc.), integrando-o e construindo sua própria visão do universo.
ICPG Instituto Catarinense de Pós-Graduação – www.icpg.com.br 2
O brincar e o jogar são atos indispensáveis à saúde física, emocional e intelectual e sempre estiveram presentes em qualquer povo desde os mais remotos tempos.Através deles, a criança desenvolve a linguagem, o pensamento, a socialização, a iniciativa e a auto-estima, preparando–se para ser um cidadão capaz de enfrentar desafios e participar na construção de um mundo melhor.
O lúdico possibilita o estudo da relação da criança com o mundo externo, integrando estudos específicos sobre a importância do lúdico na formação da personalidade. O jogo, nas suasdiversas formas, auxilia no processo ensino-aprendizagem, tanto no desenvolvimento psicomotor, isto é, no desenvolvimento da motricidade fina e ampla, bem como no desenvolvimento de habilidades do pensamento, como a imaginação, a interpretação, a tomada de decisão, a criatividade, o levantamento de hipóteses, a obtenção e organização de dados e a aplicação dos fatos e dos princípios a novassituações que, por sua vez, acontecem quando jogamos, quando obedecemos a regras, quando vivenciamos conflitos numa competição, etc.
O jogo é uma atividade rica e de grande efeito, que corresponde às atividades lúdicas, intelectuais e afetivas. Estimula a vida social, representando, assim, os diferentes papéis assumidos na sociedade, desde as relações de poder ( empregado x patrão, pai/mãe x...
tracking img