JOGADORES DE FUTEBOL E AS ALTAS CIFRAS ARRECADADAS NAS CAMPANHAS DE MARKETING: VISÃO COMPARATIVA ENTRE AS PRIMEIRAS DÉCADAS DESTE MERCADO E A CONTEMPORANEIDADE.

1780 palavras 8 páginas
JOGADORES DE FUTEBOL E AS ALTAS CIFRAS ARRECADADAS NAS CAMPANHAS DE MARKETING: VISÃO COMPARATIVA ENTRE AS PRIMEIRAS DÉCADAS DESTE MERCADO E A CONTEMPORANEIDADE.

SÉRGIO LUIZ
TIAGO CESAR
VICTOR HUGO
JOÃO ANTÔNIO

INTRODUÇÃO
O marketing é uma ferramenta muito utilizada hoje no futebol; tanto os clubes a utilizam quanto os jogadores, que aproveitam seu talento para arrecadar mais; o esforço para obter mais renda também ocorre fora dos campos. Os clubes aumentaram suas arrecadações, as marcas estão mais valiosas, isso parte do melhor proveito da imagem do clube junto ao seu principal cliente: o torcedor. Os jogadores não ficam para trás no quesito imagem, com um bom staff e a assessoria bem qualificada são milhões e milhões arrecadados por ano por um só jogador, sendo que cerca de apenas 2% dos atletas do alto rendimento alcançam salários astronômicos. A qualidade dentro de campo determina o quanto à imagem do jogador vale; o quanto a marca está disposta a pagar pela utilização da sua imagem. Essa realidade também influência na hora de assinar o contrato com o clube. No Brasil, segundo informações da CBF, apenas 2% ganham salários a cima de R$ 12,4 mil, 20 salários mínimos. 82% recebem até dois salários mínimos por mês, e nesse número entra até jogadores que jogam de graça.
Este trabalho objetiva analisar as interações entre jogadores (atletas) de alto rendimento da modalidade esportiva futebol e empresas e seus setores que buscam vincular suas marcas às vitórias obtidas pelos atletas em campo; visamos comparar um jogador de décadas passadas e outro da atualidade; são eles: Pelé, que atuou pelos clubes: Santos e Cosmos-EUA, além de defender a Seleção Brasileira de futebol; o outro é Neymar; recém contratado pelo Barcelona da Espanha e que além de estar no grupo atual do selecionado do Brasil, defendeu o Santos também. A disparidade de valores arrecadados entre os dois é enorme; na época em que Péle jogava (fim da década de 50 até 1977) os salários pagos por

Relacionados