Joaquim nabuco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 68 (16976 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ROBERTO FERREIRA PAIVA








JOAQUIM NABUCO: UM HOMEM À FRENTE DE SEU TEMPO

























São Gonçalo
2007/2




ROBERTO FERREIRA PAIVA







JOAQUIM NABUCO: UM HOMEM À FRENTE DE SEU TEMPO









Monografia apresentada como exigência para a obtenção do título de Licenciatura Plena emHistória pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro sob a Orientação do Professor Ricardo Henrique Salles.








São Gonçalo
2007/2


UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS











JOAQUIM NABUCO: UM HOMEM À FRENTE DE SEU TEMPO

por

Roberto FerreiraPaiva













Orientador: Professor Ricardo Henrique Salles



Leitor: Professor José Roberto Pinto de Góes




Aprovação: _____ / _____ / ________



AGRADECIMENTO

Agradeço primeiramente a Deus, tanto pela força física e espiritual que tem me dado até hoje. Fico grato também por todas as pessoas que oraram e torcerampor mim durante esses anos de faculdade.
Foi fundamental também a ajuda de todos os servidores da UERJ-FFP, pois quando lhes solicitava algum pedido estavam sempre prontos para resolver a qualquer questão.
Quero mostrar minha gratidão a todos os colegas de turma que me ajudaram nesta empreitada árdua, mas gratificante. Agradeço aos amigos Ana Luiza, Alessandra, Carlos Augusto,Cristiano, Felipe Café, João Felipe, Deyvison, Elizabeth, Flávia, Jefferson, Juliana, Rafaela, a Luiz Coutinho que através dos nossos debates acerca do assunto muito me ajudou no esclarecimento de algumas questões referentes ao assunto. Desejo dizer que esta turma marcou a minha vida, ficou sendo como se fosse uma segunda família.
A funcionária Ana Beatriz, do Centro de Documentação eInformação (CEDI) da Câmara dos Deputados do Brasil, que foi muito solicita tanto no que concerne o atendimento telefônico, quanto através da pesquisa executada por ela e enviada pelo correio, que muito colaborou para a elaboração deste trabalho.
Aos professores do Departamento de História da UERJ-FFP, Adriana Ronco, Fernanda, Gelsom e Roberto Mansilla, que me ajudaram através de empréstimosde bibliografias e de relevantes conversas acerca do assunto tratado na monografia.
Ao meu orientador, o professor Ricardo Henrique Salles, por sua imprescindível ajuda, já que por meio da sua orientação consegui ordenar meus pensamentos, e com isso, estabelecer as bases fundamentais para o prosseguimento da monografia.
Aos meus pais, principalmente minha mãe, que muito me ajudounestes anos de faculdade, ao meu irmão Rômulo, pelo apoio e pelas orações feitas. A minha prima Mônica, por seu grande apoio e incentivo durante esses anos de faculdade. Queria dizer que amo muito vocês.














































































Essamonografia é dedicada a minha mãe Maria Aparecida, que é uma guerreira, e a pessoa que mais amo na minha vida. Pois, sem ela não conseguiria chegar ao meu objetivo.



SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.........................................................................................................09

I- CONTEXTO POLÍTICO-SOCIAL DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX NO BRASILIMPÉRIO....................................................................................11


II- JOAQUIM NABUCO E O MOVIMENTO ABOLICIONISTA.......................20
Breve Histórico sobre a vida e a obra de Joaquim Nabuco..............................20
A Campanha Abolicionista desde o seu surgimento........................................23

III- MESMO DISTANTE DO BRASIL NABUCO PENSA NA...
tracking img