Joaquim Nabuco e a BFASS

4548 palavras 19 páginas
Universidade Federal de Viçosa
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Departamento de História

Trabalho Final para a disciplina
História do Brasil II

Aluno: Rodrigo Musto Flores
Matrícula: 78666

Viçosa
Novembro/ 2014

Introdução

O presente artigo tem como objetivo realizar uma breve análise das ideias de Joaquim Nabuco, encarando como uma das peças fundamentais do movimento abolicionista brasileiro. Identificarei o traço mais marcante de suas concepções a partir de uma análise de alguns de seus discursos proferidos na campanha abolicionista do ano de 1884, nos quais é possível perceber o cerne de seu pensamento acerca do movimento escravista brasileiro, assim como identificar traços peculiares em sua bibliografia, que fomentam a sua luta em favor da abolição, sempre tentando relacionar as ideias originais encontradas nos discursos proferidos pelo abolicionista com as da bibliografia analisada.
A partir da análise da obra de Antonio Penalves Rocha, a respeito das relações de Joaquim Nabuco com a British and Foreing Anti-Slavery Society. Tentarei identificar a existência de influencias do movimento inglês no pensamento de Nabuco, utilizando as como fonte as correspondências trocadas por Joaquim Nabuco e a BFASS, assim como a análise do autor que estão disponíveis na obra: “Abolicionistas Brasileiros e Ingleses, a coligação entre Joaquim Nabuco e a British and Foreing Anti-Slavery Society”.

British and Foreing Anti-Slavery Society

British and Foreing Anti-Slavery Society, Segundo o historiador Antônio Panalves Rocha, foi fundada logo após a Lei de Emancipação de 1833, de início seu objetivo era dar assistência aos libertos, e promover um combate direto a escravidão. Antonio Penalves Rocha, autor que será constantemente citado neste trabalho, pois, promoveu um importante estudo a cerca da articulação entre a BFASS e Joaquim Nabuco Cita que as concepções iniciais nas quais estavam embebidas a fundação da

Relacionados