Joao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2462 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
www.abc.med.br
www.combateadengue.com.br
www.minhavida.com.br
www.brasilescola.com
www.copacabanarunners.net
Introdução
A palavra vírus é originária do latim e significa toxina ou veneno. O vírus é um organismo biológico com grande capacidade de multiplicação, utilizando para isso a estrutura de uma célula hospedeira. É um agente capaz de causar doenças em animais e vegetais.
Febre Amarela
Afebre amarela é uma doença infecciosa causada por um Arbovírus do Gênero Flavivírus. Sua incidência se restringe à América Central, América do Sul e África.

Transmissão
A febre amarela ocorre nas Américas do Sul e Central, além de em alguns países da África e é transmitida por mosquitos em áreas urbanas ou silvestres. Sua manifestação é idêntica em ambos os casos de transmissão, pois o vírus e aevolução clínica são os mesmos — a diferença está apenas nos transmissores. No ciclo silvestre, em áreas florestais, o vetor da febre amarela é principalmente o mosquito Haemagogus. Já no meio urbano, a transmissão se dá através do mosquito Aedes aegypti (o mesmo da dengue). A infecção acontece quando uma pessoa que nunca tenha contraído a febre amarela ou tomado a vacina contra ela circula em áreasflorestais e é picada por um mosquito infectado. Ao contrair a doença, a pessoa pode se tornar fonte de infecção para o Aedes aegypti no meio urbano. Além do homem, a infecção pelo vírus também pode acometer outros vertebrados. Os macacos podem desenvolver a febre amarela silvestre de forma inaparente, mas ter a quantidade de vírus suficiente para infectar mosquitos. Uma pessoa não transmite adoença diretamente para outra.
Características da Infecção
A doença varia de gravidade de uma febre parcialmente limitante até hepatite grave e febre hemorrágica. Muitas das infecções por febre amarela são moderadas, mas ela pode causar doença grave que requer tratamento para toda a vida. Os sintomas de infecção grave são febre alta, tremedeira, dor de cabeça, dor muscular, vômito e dor nas costas.Após um breve período de recuperação, a infecção pode ocasionar choque, sangramento, e insuficiência renal ou hepática (do fígado). A insuficiência hepática causa icterícia (amarelamento da pele e da parte branca dos olhos), a qual dá o nome à febre amarela. As infecções de febre amarela graves podem ser fatais.

Medidas Profiláticas
A febre amarela pode ser prevenida através da vacinação. Viajantestambém devem tomar precauções contra a picada de mosquitos em áreas com transmissão da febre amarela. Antes de visitar áreas onde ocorre febre amarela, os visitantes devem ser vacinados. As pessoas que recebem a vacina contra febre amarela devem obter o Certificado Internacional de Vacinação, o qual é requisito para viajar a certos países.
Ao visitar áreas tropicais com incidência de febre amarelaprocure evitar picadas de mosquitos. 
Quando estiver ao ar livre procure:
→ Vestir camisas de manga comprida e calça comprida. Para proteção extra, trate as roupas com o inseticida permetrina.
→ Usar repelentes contra insetos nas áreas de pele exposta.
Quando estiver dentro de abrigo:
→ Fique o máximo possível em áreas bem protegidas contra entrada de mosquitos.
→ Coloque sprays inseticidas nasáreas de convivência e de dormir.

Caxumba
A caxumba é uma doença contagiosa que provoca o inchaço doloroso das glândulas salivares. As glândulas salivares produzem saliva, um líquido que umedece a comida e ajuda a mastigar e engolir.

Transmissão
 Caxumba pode afetar pessoa de qualquer idade que ainda não teve a doença ou não foi imunizada. O vírus que provoca caxumba fica na saliva de uma pessoainfectada, e pode ter transmissão através do ar quando ela tosse, espirra ou simplesmente fala. Caxumba é menos contagiosa que sarampo e catapora. A pessoa infectada pode transmitir a caxumba de 3 dias antes do aparecimento dos sintomas até 9 dias depois que eles começaram.

Características da Infecção
Inchaço e dor na parótida e nas outras glândulas salivares infectadas (localizadas embaixo da...
tracking img