Joao ratão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (337 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Quórum
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O quórum (palavra latina) é o número requerido de assistentes a uma sessão de qualquer corpo de deliberação ou parlamentar para que seja possíveladaptar uma decisão válida. A palavra latina é o genitivo plural do pronome relativo "qui" (que) e deve traduzir-se como "dos quais" ou "de quem".
O termo originou-se num antigo tribunal britânicochamado "Justices of the quorum", cujos membros actuavam de forma solidária, de modo que para que uma decisão fosse válida, pelo menos um deles deveria estar presente. O corpo referia-se ao membro presentemediante a fórmula "quorum vos unum esse volemus", que significava "dos quais queremos que vós sejais um".
É importante notar que este termo deve ser utilizado somente em referência a eventos devotação ou assembléia. É comum o uso errado do termo, para se referir, por exemplo, à quantidade de espectadores ou ouvintes de uma apresentação ("A apresentação foi cancelada por falta de quórum.")Maioria absoluta (Portugal)
Maioria absoluta é o número de votos favoráveis necessários para aprovação de certas iniciativas legislativas, nos termos determinados pelo Regimento para certas matérias,desde que superior a metade dos Deputados em efectividade de funções.
Tal dispositivo é previsto pela Constituição portuguesa de 1976 no artigo 168, nº5. Note-se que esta votação só consta para leisorgânicas. Também é denominado como "50% mais um" dos elementos de um conjunto
Maioria qualificada (Portugal)
Maioria Qualificada é número de votos favoráveis necessários para aprovação de certasiniciativas legislativas, nos termos determinados pelo Regimento para certas matérias, desde que superior a 2/3 ou a 4/5 dos Deputados em efectividade de funções
Maioria simples (Portugal)
Maioriasimples é o número de votos favoráveis, desde que superior aos votos contrários dos deputados presentes, sendo esta a regra geral para a tomada das deliberações.
Em Portugal vem consagrada esta...
tracking img