Joao caetano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3372 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
João Caetano
de Goiás para você

Apresentação:

Entre tantos brasileiros tão importantes para a formação da nossa cultura escolhi João Caetano, esse goiano de sorriso larga e simpatia contagiante. Apresento através desse trabalho um pouco de sua vida como compositor, cantor e mais recentemente como grande empresário, com um toque de cardiologista. Um homem com tantas qualidades artísticase profissionais não podia deixar de contribuir para nossa cultura com seu vasto talento.

“Você sabe onde fica Goiás? Não? Aqui no meu coração ficou a saudade e a fé, os segredos e recordações.”
(Sempre no Coração – João Caetano e Chaul)

Fazenda Buriti, 2009

João nasceu no município de Mossâmedes, em Goiás, na fazenda de Buriti. Mossâmedes era umaaldeia que fora mandada construir em 1774 para reduzir os índios caiapós goianos, é uma das muitas "vilas pombalinas" do Brasil do século XVIII.

Aos três anos de idade João Caetano mudou-se para a Cidade de Goiás, abandonando os campos verdes que corria. Mas já aos quatro anos iniciou a sua formação musical, marcada principalmente pela música sertaneja, cânticos religiosos e serestas dacidade. Raízes que sempre estiveram presentes em suas composições. Por lá viveu até seus quinze anos, quando se mudou para Goiânia. Logo que chegou à sua nova casa, João já foi conhecendo inúmeras pessoas e entre elas o seu grande amigo, Otávio Daher (Tavinho), que seria seu letrista constante até os dias atuais. Entrou imediatamente em contato com as rodas de violão e os festivais de música popularque começaram a surgir no Estado, na década de 1970. Tais festivais que João levaria três deles.
João recebeu incentivo de seus pais, que sempre o apoiaram. Apesar de não ser filho único, João afirma que foi tratado por eles como se fosse, em nenhum momento lhe foi faltado atenção. No entanto, seus pais sempre sonharam em vê-lo também doutor, posteriormente, em 1980, João viaja ao Rio de Janeiropara fazer residência em Medicina.

Seus pais, sua família




“Tive um juventude maravilhosa, uma família numerosa e extremamente carinhosa. Extrovertido eu circulava bem com os amigos nas brincadeiras e a noite intrometia em rodas de músicas que meu pai organizava com os irmãos.”
(João Caetano ao falar de sua mocidade)

No Colégio AteneuDom Bosco em Goiânia, convivia com a Bossa Nova, música estrangeira e os fissurados pelo som dos Beatles. O colégio possuía uma agenda cultural bem movimentada, rica em suas produções e seu conteúdo. Foi lá onde João encontrou os seus primeiros segmentos para música, onde encontrou suas primeiras parcerias e amigos, que João chama carinhosamente de “tribo”. A tribo da Bossa Nova, a tribo da músicaestrangeira, fissurados em Beatles e ele, aquele que queria conquistar um selo autoral na composição. É nessa época que conhece o primeiro letrista das suas melodias e em seguida Otávio Daher, hoje o Tavinho que o acompanha até então.
O sonho dele e das “tribos” era que suas músicas fossem cantadas por uma cidade, por um estado e quem sabe pelo país afora. Música constituída principalmente daslembranças que João trouxe da infância:

“Entre os muros tortos de pedra branca escrava e as ruas de casas brancas e amigas, assim, me descobri compositor. Com a atenção presa nos sinos do dia todo, nas águas mansas do rio, se em maio ou julho, e nas águas violentas do mesmo rio, se em dezembro ou em fevereiro. Estes sons estão gravados no meu coração junto com os cantos dos sabiás, do canáriodo bando e dos joão-congos, cantos diferentes que de alguma maneira se entrelaçavam e viraram música no meu violão.”
(João Caetano)

Por volta da década de 70 vários festivais movimentavam a cidade de Goiânia, a população participativa, animada com os novos sons que traziam os festivas. Tais como o Festival Universitário patrocinado pelo DCE (Diretório Central dos Estudantes) e o Festival...
tracking img