Joalheria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2084 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BRUNA DUTRA STRADIOTTO - PJ3AM
PROJETO DE ACESSÓRIOS I
MARIA AUXILIADORA

MACROTENDÊNCIA: IDIOMATIC
ORIGENS CELTAS

MACROTENDÊNCIA: IDIOMATIC

" Globalização não é mais um inimigo: Ela permite que o que é local, inspire e floreça."

A Idiomatic é a macrotendência que explora as idiossincrasias regionais contemporâneas com um apelo global, celebrando a cultura local, ex: artistaschineses valorizam o país para evitar internacionalização da China, Dialetos que são valorizados, Ilustrador faz uso da estética inspirada nas suas visitas à África para retratar designers de moda, Inspirações em tribos africanas para criar uma linha moderna de roupas, Inspirações nas comunidades. O foco recente no indivíduo é substituído pela ênfase na comunidade. Símbolos , costumes e conquistasdestas comunidades impulsionam a criatividade, ex: Marca de Luxo chinesa celebra a herança o estilo de vida e a estética nômade.

Celebra a singularidade das culturas regionais e das Comunidades que as formam com bordados e tecidos rústicos, que misturam culturas tão diferentes quanto a africana e a ucraniana por exemplo. Se inspira nas normas estilísticas e comportamentais que totalizam essasculturas e as compartilha com o mundo, buscando uma estética visual que é mais real e em sintonia com a vida moderna.
“Ser provinciano é cool” foi uma das frases de abertura do vídeo que apresentava esta tendência, que contou com a trilha sonora do sertanejo mais traduzido dos últimos tempos, “Ai, se eu te pego” de Michel Teló. O que o vídeo e a música queriam expressar era a valorização da essênciade uma cultura (o sertanejo, no caso) e a reação das pessoas a mesma.

TEMA: RETORNO ÀS ORIGENS CELTAS

Os celtas integram uma das mais ricas civilizações do mundo antigo. As origens desta civilização remontam ao processo de desenvolvimento da Idade do Ferro, quando estes teriam sido os responsáveis pela introdução do manuseio do ferro e da metalurgia no continente europeu. De fato, oreconhecimento do povo celta pode se definir tanto pela partilha de uma cultura material específica, quanto pelo uso da língua céltica.
Não compondo uma civilização coesa, os celtas se subdividiram em diferentes povos entre os quais podemos destacar os belgas, gauleses, bretões, escotos, batavos, eburões, gálatas, caledônios e trinovantes. Durante o desenvolvimento do Império Romano, vários desses povosforam responsáveis pela nomeação de algumas províncias que compunham os gigantescos domínios romanos.
Do ponto de vista econômico, podemos observar que os celtas estabeleceram contato comercial com diferentes civilizações da Antiguidade. Por volta do século VI a.C., a relação com povos estrangeiros pode ser comprovada pela existência de elementos materiais de origem etrusca e chinesa em regiõestipicamente dominadas pelas populações célticas.
Por volta do século V a.C., os celtas passaram a ocupar outras regiões que extrapolavam os limites dos rios Ródano, Danúbio e Sanoa. A presença de alguns armamentos e transportes de guerra atesta o processo de conquista de terras localizadas ao sul da Europa. Após se estenderem em outras regiões europeias, os celtas foram paulatinamente combatidospelas crescentes forças do Exército Romano.
A sociedade céltica era costumeiramente organizada através de clãs, onde várias famílias dividiam as terras férteis, mas preservavam a propriedade das cabeças de gado. A hierarquia mais ampla da sociedade céltica era composta pela classe nobiliárquica, os homens livres, servos, artesãos e escravos. Além disso, os sacerdotes, conhecidos como druidas,detinham grande prestígio e influência.A religiosidade dos celtas era marcada por uma série de divindades que possuíam poderes únicos ou tinham a capacidade de representar algum elemento da natureza ou animal. Com o passar do tempo, alguns mitos e deuses foram incorporados pelo paganismo romano e, até mesmo, na trajetória de alguns santos cristãos. Atualmente, a Irlanda é o país onde se encontram...
tracking img