jnrfjernforfm

2859 palavras 12 páginas
FACULDADE DE TECNOLÓGIA E CIÊNCIAS
CURSO DE DIREITO

Joilma Maia
Karoline Moreira
Lucas Scher
Valdir Ferreira

HERMENÊUTICA

HERMENÊUTICA ATRAVÉS DO TEMPO

ITABUNA – BAHIA
2013

HERMENÊUTICA ATRAVÉS DO TEMPO

RESUMO

O presente trabalho é sobre a Hermenêutica através do tempo, característica marcante das principais escolas, contribuições e aspectos contemporâneos como, por exemplo: gestalt, sistêmica, o direito achado na rua.
A Hermenêutica é uma ciência aberta que interage com as diversas correntes do conhecimento sempre buscando uma metodologia que possibilite uma atualização permanente de suas respostas: como dizer, como expressar e como fazer em harmonia com a praxe social.
Não pretendemos esgotar o assunto, apenas estabelecer um diálogo permanente com as novas correntes de interpretação do direito comprometidas com o contexto social e a sua evolução, na tentativa de minimizar contradições.

Palavras-Chave: Hermenêutica, Exegese, Historícismo, Livre Direito, Kelsen, Sistêmica, GESTALT, Semiótica, Direito Achado na Rua.

1 INTRODUÇÃO
O amor como arte é beleza;
O amor como tolerância é paciência;
O amor como ética é verdade;
O amor como justiça é Direito...

Tudo na santa paz laica. (Valdir Azambuja)

O presente artigo tem por fim apresentar a hermenêutica, as diversas escolas, a sua importância para todos os campos do conhecimento com o enfoque na Ciência do Direito, bem como, a evolução ocorrida até os nossos dias.
Assim, foi dividido em duas partes. A primeira contempla as escolas, suas principais características.
Na segunda parte tratamos das correntes existentes e em desenvolvimento no dia-a-dia da sociedade com objetivo de observarmos a relação entre elas e a contribuição que cada uma possibilita para uma melhor compreensão das normas jurídicas, do direito estatal e do direito como um todo, bem como para o ordenamento jurídico.
Dessa

Relacionados