jlçklkjl

1022 palavras 5 páginas
Resumo Capítulo 1:
O livro é começa com uma analise de alguns autores da educação física do Brasil na época contemporânea e seu conceito de cultura utilizando no ambiente escolar.
O autor recorre ao livro Educação física escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista, analisando sua abordagem, ele considera o movimento como principal objeto de estudo para a Educação Física, se utilizando desses meios a criança acaba melhorando e criando habilidades motoras básicas onde logo em seguida será obtida a capacidade de realizar movimentos mais complexos, também é observado que cada criança tem um potencial diferente, sendo assim, cada estratégia e conteúdo a serem utilizados serão realizados de acordo com a capacidade de cada aluno, dependendo do seus processos biológicos de crescimento e desenvolvimento motor.
Analisando a obra de Tani é perceptível que o trabalho parte de aspectos biológicos humanos invariáveis propondo sempre uma visão sobre a Educação Física, sendo que a forma cultural é colocada como segunda opção comparada aos componentes biológicos, que é seguido do processo de desenvolvimento motor.
Conforme Jocimar Daolio (2004, p.14) “É possível perceber a utilização da expressão "cultura" acompanhada de termos como "física", "corporal", "de movimento", "corporal de movimento" e outros”.
Já na obra de João Batista Freire, ele era conhecido como representante da abordagem construtivista-interacionista e seu livro examinado foi Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física, Batista Freire, sempre criticou a escola tradicional, mas por que isso? Pelo simples fato da escola não respeitar a cultura infantil que se utiliza de movimentos, jogos e brincadeiras, ele defende uma educação de corpo inteiro associando corpo e mente, supervalorizando a prática de Educação Física que tem o papel de desenvolver habilidades motoras, através de jogos e brinquedos se utilizando da realidade infantil.
Para explicitar sua visão de educação física

Relacionados