jlknkk

1044 palavras 5 páginas
METODOLOGIAS ÁGEIS

As metodologias ágeis surgiram como uma alternativa as metodologias tradicionais, visando a agilidade no desenvolvimento de softwares, onde é possível fazer a incorporação de modificações que venham a ocorrer no decorrer do projeto. As metodologias ágeis mais usadas atualmente são a SCRUM e o XP (Extreme Programming)

Extreme Programming (XP)

O trabalho inicial foi realizado por Kent Beck, quediante de uma crise, no ano de 2002, foi constatado através de pesquisas que 45% das funcionalidades do software nunca são utilizadas, 19% são usadas raramente, 16% às vezes, 13% frequentemente e apenas 7% são utilizadas sempre. Perante a isso, Beck desenvolveu a metodologia chamada de Extreme Programming, ou técnica de XP

Uma das características do XP é assegurar que o cliente receba o máximo de valor de cada dia de trabalho da equipe de desenvolvimento. O XP é organizado em torno de um conjunto de valores e práticas que atuam de forma harmônica e coesa para assegurar que o cliente sempre receba um alto investimento em software[Teles 2005].
O processo de desenvolvimento XP é baseado em quatro valores fundamentais que servem como parâmetro para o sucesso no desenvolvimento do software e para garantir a satisfação do cliente.
São eles:
Comunicação
Simplicidade
Feedback
Coragem

Feedback: A equipe de desenvolvimento é alimentada com o retorno que o cliente necessita. O cliente reavalia suas necessidades e passa para a equipe analisar o que precisa ser implementado, ou fazer alterações naquilo que já faz parte do software. É com o feedback que o cliente conduz o desenvolvimento diário do projeto e garante que a equipe direcione suas atenções para aquilo que realmente irá gerar mais valor [Teles 2005].

Coragem: Pelo fato do XP ser uma metodologia diferenciada das metodologias tradicionais, ela acaba desafiando as metodologias clássicas em certos pontos, ela aborda o desenvolvimento sobre um outro aspecto, ter coragem no

Relacionados