jl,hkjgkkjk

2931 palavras 12 páginas
BIOLOGIA
PROFESSOR: FABIANO REIS – MSN para dúvidas: fabianobiologico@hotmail.com

PROTOZOÁRIOS - EXERCÍCIO
01) (FUVEST-2001) Uma pessoa pretende processar um hospital com o argumento de que a doença de Chagas, da qual é portadora, foi ali adquirida em uma transfusão de sangue. A acusação
a) não procede, pois a doença de Chagas é causada por um verme platelminto que se adquire em lagoas.
b) não procede, pois a doença de Chagas é causada por um protozoário transmitido pela picada de mosquitos.
c) não procede, pois a doença de Chagas resulta de uma malformação cardíaca congênita.
d) procede, pois a doença de Chagas é causada por um protozoário que vive no sangue.
e) procede, pois a doença de Chagas é causada por um vírus transmitido por contato sexual ou por transfusão sangüínea.
02) Está ocorrendo uma epidemia de febre amarela em Minas Gerais. Uma mãe, extremamente cuidadosa, tomou imediatamente várias providências para evitar a infecção de seus filhos. Dentre as medidas adotadas por essa mãe, qual não foi eficaz contra a febre amarela? a) A mãe, sabendo que o inseto transmissor da febre amarela tem hábitos noturnos, colocou cortinados nas camas de seus filhos para evitar a picada do inseto durante a noite.
b) A mãe colocou areia grossa nos pratos de vasos de plantas, evitando que estes se tornem criadouros. c) A mãe foi a um posto de saúde com seus filhos para que todos tomassem a vacina contra a febre amarela.
d) A mãe recolheu todos os objetos, que pudessem acumular água, no domicílio e no peridomicílio. e) A mãe permitiu a dedetização do domicílio e do peridomicílio com inseticidas de ação residual. 03)
(PUCRS/2002)
“Um mosquito geneticamente modificado para bloquear a ação do parasita Plasmodium, causador da malária, foi criado e testado com sucesso em ratos. No estudo da universidade americana de Cleveland, o inseto picou os roedores, mas não transmitiu a doença, que mata de um a três

milhões de

Relacionados