jknlk

3891 palavras 16 páginas
Jornal Brasileiro das Relações Públicas
Prof. Dr. Sebastião Breguez (UNIVALE) http://www.sinprorp.org.br/Noticias_das_Assessorias/2003/Jornal_das_Relacoes_Publicas/jornal12-99.htm PÚBLICO EXTERNO é conjunto de indivíduos que são segmentados por interesses comuns em relação à sociedade, e que, possam estar ligados direta ou indiretamente com uma Empresa, Instituição ou Organização. Entre estes segmentos podemos citar os seguintes:

* Acionistas da empresa;
* Associações de Classe;
* Comunidade em geral (população);
* Comunidade Vizinha;
* Concorrentes;
* Clientes, consumidores, fregueses, pacientes, usuários etc;
* Entidades em geral: bancos, sindicatos, escolas, ONGs, associações de classe
* Fornecedores;
* Governo (Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário; Federal, Estadual e Municipal);
* Imprensa (Rádios, Jornais, Televisões etc);
* Revendedores (Distribuidores etc);

Relações com o público em geral, imprensa, comunidade, cliente, escola, concorrentes, sindicatos, organizações não governamentais etc., enfim, os públicos que não estão na organização, mas se relacionam com ela são chamados de Público Externo .
As organizações devem ter clareza de propósito e eficiência na mensagem.
A responsabilidade do bom relacionamento com o público externo cabe a todos os colaboradores da empresa, e é necessário que ele esteja familiarizado com as diretrizes e atividades da organização.
Cada segmento de público externo deve ter o tratamento adequado a ele. Assim, a comunidade não poderá ter o mesmo tratamento que tem o público consumidor, por exemplo.
Alguns exemplos de Público Externo:
Relações com a comunidade: Comunidade vai alem dos vizinhos de uma empresa, é a ampla vizinhança e constitui a localidade em seu todo e não basta produzir bons produtos e oferecer bons serviços, é preciso associar o êxito da empresa à comunidade, para que ele não seja apenas um espectador. Da comunidade depende o progresso, bem-estar da empresa, do indivíduo e da

Relacionados