jkjklj

1300 palavras 6 páginas
Aula dois
Texto de apoio: O contexto internacional - Pierre Deyon
No inicio do capitulo, o autor fala sobre Expansão, Colonização e Mercantilismo.
Quando o autor fala sobre expansão, ele fala sobre Expansão Marítima. Ele fala no momento que é necessário lançar buscas por soluções...
Soluções para o que?
1ºExiste um processo de declínio do modelo de esgotamento da idade media depois de um longo período na historia, e que para culminar, durante o século XIV houve uma crise fomentaria violenta que matou boa parte da população, peste negra e diversas guerras. E para sair dessa situação, era preciso reinventar a administração do estado e a forma de como os reis iriam conduzir a sociedade.
E ai surge o modelo mercantilista, que ajuda a expandir e a buscar metais preciosos que era a lógica do mercantilismo, acumulação de metais preciosos, protecionismo, balança comercial favorável... Ou seja, vou vender mais do que comprar. Esse conjunto de praticas,são as prerrogativas do mercantilismo e a colonização ela é literalmente uma peça do mercantilismo.
Para entender o campo econômico do período, é pensar de uma solução para a crise economia do século XVIII; para pensar Mercantilismo, é pensar a lógica dos metais preciosos, onde o estado era rico devido à quantidade de metais preciosos. Muitos sabiam que havia terras alem da Europa,porem,eles não sabiam a que distancia exata estavam essas terras.Eles só conseguiriam chegar nessas terras,através de relatos de navegadores que traziam desenhos e a possibilidade de mapear o mundo.E nesse sentido,dava pra saber se havia território naquela direção, e por esse motivo seguiam essa mesma direção e chegaram ate a America.
Podemos entender que a colonização, também é peça do capital mercantil, que era o capital de comercio, onde a colonização esta enfiada num emaranhado contextual importante.
O autor diz que o mercantilismo não é uma prerrogativa inédita de um novo momento histórico da idade moderna. Ele sugere no pequeno texto

Relacionados