jkjkjk

2084 palavras 9 páginas
ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA E QUEDA DA MONARQUIA
A pressão plitico-militar da Inglaterra e a pressão de políticos progressistas brasileiros determinaram que fosse promulgada, em 04 de setembro de 1850, a Lei Eusébio de Queirós. Essa Lei proibia o trafico negreiro e autorizava a expulsão dos traficantes do país.
Com essa medida, o comercio de escravos importados foi definitivamente reprimido.
Etapas da Campanha abolicionista.
Após a extinção do trafico negreiro (1850) cresceu no país a Campanha Abolicionista, um movimento publico pela libertação dos escravos. A abolição conquistou apoio de vários setores da sociedade brasileira: parlamentares, imprensa, militares, artistas e intelectuais. Mas os defensores da escravidão ainda conseguiram sustentá-la por bom tempo. No Brasil, o sistema escravista foi sendo extinto lentamente, para não prejudicar os proprietários de escravos.
As principais Leis publicadas nesse sentido foram:
Lei do ventre Livre; * Lei dos Sexagenários.
Com leis desse tipo, que não resolviam o problema da escravidão, os proprietários de escravos conseguiram ganhar tempo e adiar, ao máximo, a abolição final. Somente em 13 de maio de 1888, com a Lei Áurea promulgada pela princesa Isabel, filha de D. Pedro II, a escravidão foi extinta no Brasil.
QUEM FEZ A ABOLIÇAO?
A luta política pelo fim da escravidão é conhecida como Campanha Abolicionista.
Participaram dessa luta muitos intelectuais, jornalistas, políticos e escritores, como Joaquim Nabuco, José do Patrocínio, Raul Pompéia, Luis Gama, Castro Alves, etc.
A abolição não foi obra só dessa elite de intelectuais. O fim da escravidão era uma exigência do capitalismo industrial e do desenvolvimento econômico do país. Na prática do dia-a-dia, ninguém lutou ou resistiu mais a escravidão do que os próprios negros.
A situação dos negros libertados
Depois da Lei Áurea, a situação social dos negros continuou muito difícil. Não tinham dinheiro para trabalhar por conta própria, não tinham

Relacionados

  • jkjkjk
    10054 palavras | 41 páginas
  • jkjkjk
    322 palavras | 2 páginas
  • jkjkjk
    1046 palavras | 5 páginas