jkjj

679 palavras 3 páginas
Cidadania
A noção de cidadania surgiu com a Grécia antiga, onde os “cidadãos” discutiam os seus direitos na “ágora” (praça) e, no Brasil, foi definitivamente consagrada na Constituição Federal de 1988.
Cidadania é um qualificativo daquele que é cidadão.
Mas quem é cidadão? Cidadão é o indivíduo que está em pleno gozo de seus direitos civis e políticos. Noutras palavras, é o indivíduo que está capacitado a participar da vida da cidade e, extensivamente, da vida da sociedade.
A cidadania é exercida pelos cidadãos. Cidadão é um indivíduo que tem consciência de seus direitos e deveres, sendo-lhe facultada a participação ativa nas questões da comunidade.
Não há um conceito estático do que realmente é cidadania, pois esta se encontra em permanente construção, caracterizando-se como um referencial de conquista da humanidade, através daqueles que lutam por mais direitos e garantias, individuais e coletivos.
O cidadão é aquele indivíduo que cobra, luta e fiscaliza a efetividade de seus direitos básicos, mas que, ao mesmo tempo, cumpre com os seus deveres e obrigações, entendendo ser parte integrante de um grande e complexo organismo que é a coletividade, a nação, o
Estado.
Ser cidadão é participar do processo de construção do país, sentir-se responsável pelo

funcionamento

de

suas

instituições

(escolas,

repartições públicas, etc), interessar-se pelo bom andamento das atividades estatais, pensar no próximo e nos direitos deste.

Direitos e Deveres
Cada cidadão tem o direito de viver, de ser livre, de ter sua casa, de ser respeitado como pessoa, de não sofrer coação, de não sofrer preconceito por causa do seu sexo, de sua cor, de sua idade, do seu trabalho, da sua origem, ou por qualquer outra causa. Todos os brasileiros têm os mesmos direitos. Esses direitos são invioláveis e não podem ser tirados de ninguém.
É importante lembrar que como cidadãos não temos somente direitos, mas também deveres para com a nação, além da

Relacionados

  • Fraldas Capricho
    74924 palavras | 300 páginas