JKBJK

1297 palavras 6 páginas
Curso
Disciplina
Engenharia Civil - Bacharelado

Cálculo Diferencial e Integral III
Professor
Semestre
Me. Edvaldo Araújo dos Reis

Turma
Turno
CARGA HORÁRIA

Teórica
Prática
Prática Pedagógica
Total

80

80

PERFIL DO PROFISSIONAL
O Bacharel em Engenharia Civil ou Engenheiro Civil atua, de forma generalista, na concepção, planejamento, projeto, construção, operação e manutenção de edificações e de infraestruturas (rodovias, pontes, ferrovias, hidrovias, barragens, portos, aeroportos, entre outras). Em sua atividade, acompanha o desenvolvimento de obras de edificações e infraestruturas, elabora orçamentos, garante a padronização, realiza a mensuração e o controle de qualidade.
Acompanha equipes de instalação, montagem, operação, reparo e manutenção de obras. Executa desenho técnico e se responsabiliza por análise, experimentação, ensaio, divulgação e produção técnica especializada. Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza pesquisa científica e tecnológica e estudos de viabilidade técnico-econômica; executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em sua atuação, considera a ética, a segurança, a legislação e os impactos sócio-ambientais.

EMENTA
Equações diferenciais de primeira ordem: modelamentos matemáticos - a descrição de fenômenos por equações diferenciais; o problema de Cauchy, os campos de direções, as equações diferenciais exatas e os fatores integrantes; o método de separação de variáveis; as equações homogêneas e as equações redutíveis a homogêneas; famílias de curvas planas e as trajetórias ortogonais (em coordenadas cartesianas e polares); as equações lineares e as equações de Bernoulli; a equação de Clairaut e as soluções singulares; diversas aplicações. Equações diferenciais de ordem superior: a redução da ordem das equações diferenciais; as equações lineares de segunda ordem; as equações lineares homogêneas; o método de d’Alembert e

Relacionados