Jjkjkm

299 palavras 2 páginas
Trabalho de Filosofia – 1- Estavam num barco 4 homens. 3 deles eram homens de família, pais, maridos e trabalhadores; o outro era um jovem órfão, trabalhador também, em sua primeira grande aventura pelo oceano. Antes de chegarem a seu destino final, os quatro tripulantes enfrentam imprevistos da natureza e acabaram naufragando. Por sorte conseguiram sobreviver a este episodio. Sem água potável e pouca comida, sobreviveram quatro dias, quando não havia mais comida pensaram como poderiam sobreviver ate um possível resgate aparecer. Foi quando um deles teve a idéia de sortear um dos quatro para morrer, os outros não gostaram muito dessa idéia. Já sem saber mais o que fazer, um dos homens arranca um canivete e mata o mais jovem, o órfão. Por que ele? Por que os outros não tentaram impedir? Essas foram algumas das questões discutidas na aula do professor Michael Sandel, na Universidade de Harvard.

2- A ética material adiria que a coisa certa a fazer nesta situação seria matar o jovem, como foi feito, pois os filósofos pertencentes a este grupo acreditam que os fins justificam os meios, ou seja, matando um estariam salvando outras três vidas; enquanto os filósofos da estica formal diriam que o certo seria não matar o jovem, pelo menos não da forma como foi feita, pois para Kant a intenção não foi correta e o modo muito menos.

3- A teoria do livre arbítrio leva em conta o poder de escolha do homem, pondo nas mãos do próprio ser a responsabilidade de seus atos. Essa teoria está fortemente relacionada às teorias das bases morais, pois um homem deve escolher suas ações, como a teoria do livre arbítrio insinua, de acordo com seus valores éticos e morais, chegando então à questão de o que é correto, moralmente, em determinada

Relacionados