Jjjjjj

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3731 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
Psicologia
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
|
Psicologia |
Tópicos[Expandir] |
Psicologia aplicada[Expandir] |
Listas[Expandir] |
Portal |
v • e |
Psicologia (do grego Ψυχολογία, transl. psykhologuía, de ψυχή, psykhé, "psique", "alma", "mente" e λόγος, lógos, "palavra", "razão" ou "estudo") "é a ciência que estuda ocomportamento (tudo o que organismo faz) e os processos mentais (experiências subjetivas inferidas através do comportamento)".[1] O principal foco da psicologia se encontra no indivíduo, em geral humano, mas o estudo do comportamento animal para fins de pesquisa e correlação, na área da psicologia comparada, também desempenha um papel importante (veja também etologia).
A psicologia científica, tratadaneste artigo, não deve confundir-se com a psicologia do senso comum ou psicologia popular que é o conjunto de ideias, crenças e convicções transmitido culturalmente e que cada indivíduo possui a respeito de como as pessoas funcionam, se comportam, sentem e pensam. A psicologia usa em parte o mesmo vocabulário, que adquire assim significados diversos de acordo com o contexto em que éusado.[2] Assim, termos como "personalidade" ou "depressão" têm significados diferentes na linguagem científica e na linguagem vulgar. A própria palavra "psicologia" é muitas vezes usada na linguagem comum como sinônimo depsicoterapia e, como esta, é muitas vezes confundida com a psicanálise ou mesmo a análise do comportamento.
O termo parapsicologia, ligado ao vocábulo paranormal, não se refere a um conceitoou a uma disciplina da Psicologia; trata-se de um campo de estudo não reconhecido pela comunidade científica.
Índice  [esconder]  * 1 Introdução * 2 Breve história da psicologia * 2.1 Perspectivas históricas * 2.1.1 Estruturalismo * 2.1.2 Funcionalismo * 2.1.3 Gestalt, ou psicologia da forma * 2.1.4 O legado dos primórdios * 2.2 Perspectivas atuais* 2.2.1 A perspectiva biológica * 2.2.1.1 Psicologia médica * 2.2.2 A perspectiva psicodinâmica * 2.2.3 A perspectiva analítica * 2.2.4 A perspectiva comportamentalista * 2.2.5 A perspectiva humanista * 2.2.6 A perspectiva cognitiva * 2.2.7 A perspectiva evolucionista * 2.2.8 A perspectiva sociocultural * 3 A perspectivabiopsicossocial e a multidisciplinaridade * 4 Crítica * 4.1 O status científico * 4.2 Terapias "alternativas" não psicológicas * 5 Especializações * 6 Ver também * 7 Referências * 8 Bibliografia * 9 Ligações externas |
-------------------------------------------------
[editar]Introdução
A psicologia é a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais dosindivíduos (psiquismo). Cabe agora definir tais termos:[3]
* Dizer que a psicologia é uma ciência significa que ela é regida pelas mesmas leis do método científico as quais regem as outras ciências: ela busca um conhecimento objetivo, baseado em fatos empíricos. Pelo seu objeto de estudo a psicologia desempenha o papel de elo entre as ciências sociais, como a sociologia e a antropologia, as ciênciasnaturais, como a biologia, e áreas científicas mais recentes como as ciências cognitivas e as ciências da saúde.
* Comportamento é a atividade observável (de forma interna ou externa) dos organismos na sua busca de adaptação ao meio em que vivem.
* Dizer que o indivíduo é a unidade básica de estudo da psicologia significa dizer que, mesmo ao estudar grupos, o indivíduo permanece o centro deatenção - ao contrário, por exemplo, da sociologia, que estuda a sociedade como um conjunto.
* Os processos mentais são a maneira como a mente humana funciona - pensar, planejar, tirar conclusões, fantasiar e sonhar. O comportamento humano não pode ser compreendido sem que se compreendam esses processos mentais, já que eles são a sua base.
Como toda a ciência, o fim da psicologia é...
tracking img