jjijijjji

1936 palavras 8 páginas
Estatística
Autoria: Oderson Dias de Mello | 4o semestre

Tema 07
Correlação e Regressão

Tema 07
Correlação e Regressão
Autoria: Oderson Dias de Mello

Como citar esse documento:
MELLO, Oderson Dias de. Estatística: Correlação e Regressão. Caderno de Atividades. Anhanguera Publicações: Valinhos, 2014.

Índice

CONVITEÀLEITURA

PORDENTRODOTEMA

Pág. 3

Pág. 3

ACOMPANHENAWEB
Pág. 14

Pág. 15

Pág. 17

Pág. 17

Pág. 18

Pág. 19

CONVITEÀLEITURA
Imagine que você consiga determinar qual é a relação entre o número de times de futebol e a porcentagem de pessoas alfabetizadas em determinada população. Ou se existe conexão entre o tempo que passamos nas redes sociais e a porcentagem de notas satisfatórias nas tão temidas provas. Como podemos determinar se essas relações realmente existem ou são apenas falácias? Essas relações, ou melhor, correlações que podem ou não existir entre duas variáveis quantitativas (que podem ser medidas em escala quantitativa) podem ser mensuradas e vão nos auxiliar a inferir se direto ou indireto de outra variável (ou seja, é dependente) ou se a relação que estamos estudando é simplesmente resultado da casualidade ou de situações que não somos capazes de mensurar.

PORDENTRODOTEMA
Introdução
Neste tema, vamos introduzir muitos conceitos dentro do campo de estatística inferencial, como por exemplo, o conceito de correlação linear, regressão linear e múltipla, variáveis independentes e dependentes, medidas de regressão e intervalos de previsão.
Correlação
quantitativas, variáveis que apresentam apenas contagens e medidas.

3

PORDENTRODOTEMA
Podemos observar a correlação através do diagrama de dispersão. No diagrama, os pares ordenados (x,y) são
X é a variável independente (ou explanatória) medida pelo eixo horizontal e Y é a variável dependente (resposta) medida pelo eixo vertical. O diagrama nos ajuda a visualizar se existe uma correlação linear (uma linha reta) entre duas variáveis.

Relacionados